Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Celorico de Basto (5)

Conferência “Monarquia 2010! (*)


Sua Alteza Real D. Duarte de Bragança

Exmo. Sr. Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto

Sr. Presidente da Mesa do Congresso e do C.N. Nacional do PPM

Sr. Presidente da Distrital de Braga do PPM

Srs. Representantes das diversas Associações Monárquicas

Caros Amigos Monárquicos


A Comissão Política do PPM, ao enviar a este dia da União Monárquica, dois dos seus mais altos dirigentes nacionais, pretende dar um sinal inequívoco de que se encerrou em definitivo um ciclo de afrontação pessoal, abrindo-se um novo ciclo de união e diálogo entre todos os monárquicos.

O PPM deixa aqui, uma mensagem muito clara, para quem duvidava, do profundo respeito que a Sereníssima Casa de Bragança e seu Chefe, Sua Alteza Real o Sr. Duarte nos merece.


Os desafios que hoje se colocam ao Povo Português são de dimensão tal, que exigem de todos os portugueses sem excepção, o sentido de responsabilidade e de Portugalidade que os monárquicos, de forma superior, sempre souberam assumir. Daí que a união seja fundamental para nos tornarmos mais fortes e mais respeitados pela República. A Pátria assim o exige e, acima de tudo, o merece.

O PPM como Partido Político, co-habitando com os demais partidos democráticos republicanos, ainda que a sua expressão eleitoral não traduza a sua dimensão real, é visto e respeitado pelos seus pares como uma voz autorizada dos monárquicos.

Cabe, assim, através do nosso sentido de responsabilidade apelar a todos os monárquicos para que respeitem o PPM e, se assim o entenderem, tragam para o partido propostas e ideias capazes de nos tornar melhores e ainda mais credíveis.

O Partido esteve e sempre estará de portas abertas para receber e valorizar a vossa imprescindível colaboração.


Em sintonia com os seus estatutos e porque vive sob o regime Republicano, o Partido Popular Monárquico nunca poderia ser o Partido do Rei, mas deverá, por força da sua acção política, ser capaz de ganhar a estima do Povo Português, para que um dia consiga, aquilo que todos desejámos - restaurar a monarquia Portuguesa.

Hoje o Partido está diferente, a sua acção política é respeitada e as distritais estão activas e com uma efectiva produtividade, que muito vem dignificando o PPM.

Nestes 100 anos de República, mais do que nunca o Partido se tem empenhado em denunciar o lamentável artigo 288 alínea b) da Constituição Portuguesa, que se diz muito livre, avançada e progressista mas que notoriamente é segregacionista e discriminatória, impedindo os portugueses de se sentirem cidadãos de pleno direito no que concerne à livre escolha de Regime, porque lhes é vedado um direito elementar, consagrado em qualquer Constituição verdadeiramente democrática.

A partir deste dia 3 de Outubro de 2010, tudo será diferente, e Celorico de Basto, terra de fortes tradições monárquicas, ficará para sempre, indelevelmente ligada a um evento que mudou o rumo da história do Movimento Monárquico em Portugal.

Temos a forte convicção de que a expressão eleitoral do PPM, nas próximas eleições será uma surpresa para os Republicanos, que até hoje sempre apostaram nas lutas fratricidas entre os Monárquicos.

O PPM, dá assim um forte contributo pela união, sendo agora preciso potenciar as sinergias e concentrar esforços em objectivos comuns.


Ao amigo Manuel Beninger, Presidente da Distrital de Braga, e grande impulsionador desta louvável iniciativa, por tudo o que tem vindo a fazer com grande dignidade e competência, o partido, reconhece e agradece a um dos seus mais produtivos militantes.

A todos que aqui quiseram vir participar e testemunhar estes eventos, que estamos certos ficarão na história do partido e do País, dizer-lhes que nos orgulha a vossa presença.

Por último e como o nosso povo diz, os últimos são os primeiros… importa aqui salientar, que o PPM Nacional, enaltece a coragem política do Sr. Presidente da Câmara de Celorico de Basto, que ao acolher este evento provou que além de ser republicano é antes de mais um português e grande democrata, o PPM agradece e a História se encarregará de lhe fazer justiça.


Por Portugal, pela Coroa e pela Restauração da Monarquia.


Adrião Saraiva Gonçalves

Vice-Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional do PPM


(*)

Engº Paulo Alves – Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional do PPM, Drº Joaquim Mota e Silva – Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, SAR O Senhor Dom Duarte Duque de Bragança, Adrião Saraiva Gonçalves – Vice-Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional.