Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Santana diz que regionalização "não pode ser tabu" e Capoulas quer PS a promover consenso para a regionalização

Já não era sem tempo. Avancem com a regionalização num “amplo consenso nacional” e “sem tabus”. Para bem de Portugal.

Pedro Santana Lopes participou na sessão de segunda-feira à noite das jornadas parlamentares do PSD do Fundão dedicada ao tema da coesão territorial e da desertificação do Interior, onde deixou a mensagem de que "a regionalização não pode ser um tema tabu".

Sobre a falta de coesão territorial, considerou que "não é fácil combater isto", mas sugeriu: "Talvez seja diferente se se pensar numa rede nacional de aeródromos e aeroportos regionais que permita servir as populações de uma maneira diferente. Talvez seja diferente, de facto, se em vez da megalomania houver esse sentido de solidariedade. Talvez seja possível se não tivermos medo, se não transformarmos nenhum tema em tema tabu, nem sequer o da regionalização".

Capoulas Santos defendeu, este sábado à tarde, a necessidade de o PS promover um "amplo consenso político" para que se avance com a regionalização.

No congresso nacional que decorre em Braga, o ex-ministro da Agricultura e eurodeputado do PS começou por sublinhar que "ambas as moções", do secretário-geral e do candidato derrotado à liderança, "referem, de forma prudente, que não é possível regionalizar sem amplo consenso político". Porém, a liderança do PS tem que "contribuir" para que esse consenso exista, apelou Capoulas Santos”.


Fonte: Diário de Notícias e Jornal de Notícias