Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Bélgica: Seis mortos e dezenas de feridos em ataque com armas e explosivos

O Rei Alberto II da Bélgica e a Rainha Paola inteiram-se sobre os últimos acontecimentos em Liège.



Aumentou para seis o número de mortos na sequência do ataque de hoje em Liège. Um bebé de 23 meses que foi ferido com gravidade não sobreviveu, tal como um jovem de 20 anos.

Entre as vítimas mortais contam-se ainda dois adolescentes, uma mulher de 75 anos e o próprio autor do ataque, que se terá suicidado, embora esta informação ainda não tenha sido confirmada oficialmente.

O indivíduo, de 33 anos, de Liège, no Leste da Bélgica, a uma centena de quilómetros de Bruxelas, já tinha sido condenado por associação criminosa, tráfico de droga e posse de armas e tinha sido convocado pela polícia para prestar declarações esta manhã no âmbito de um processo não especificado.

Em vez disso, por volta das 12h30, Nordine Amrani dirigiu-se à praça de Saint-Lambert, no coração da cidade, perto da zona onde decorre o mercado de Natal, junto ao palácio da Justiça e onde há várias paragens de autocarro. Subiu ao telhado de uma padaria e foi daí que começou a disparar indiscriminadamente contra a multidão que se encontrava no local, atirando ainda três granadas.

Resultado: além das vítimas mortais, mais de 70 feridos, muitos dos quais ainda se encontram em estado grave.

Depois da confusão e pânico iniciais, que alimentaram vários rumores, tanto em relação ao número de vítimas, como ao número de possíveis atacantes, as autoridades belgas são agora categóricas ao afirmar que o indivíduo em causa agiu sozinho e que não se tratou de um acto terrorista, embora ainda continuem por esclarecer as verdadeiras motivações desta tragédia.