Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Exportar Mais ou Importar Menos?

Por mim, por cada 1€ que o Estado gasta a apoiar as Exportações devia gastar 2 a diminuir as Importações!
Seguramente que Portugal precisa de Exportar cada vez mais para crescermos economicamente e conseguirmos pagar as nossas dividas, mas ao assistirmos a um discurso e uma prática politica quase exclusivamente focada nas exportações, perguntamos a nós mesmos se será esta a estratégia a seguir.
Para Exportar não há dúvida que em primeiro lugar temos que ter produtos competitivos, mas também é preciso que haja quem compre e ainda mais importante quem pague. Ora com a crise em curso, apesar de termos tido nos últimos meses bons indicadores, julgo que ninguém dúvida que esta tarefa será cada vez mais difícil e mais arriscada por esse Mundo fora.
Por outro lado, muito se fala e bem das exportações da Auto Europa mas já repararam que esta mesma Auto Europa é a terceira empresa que mais importa em Portugal, só ultrapassada pela Galp e pelo Gaz de Portugal? Não seria preferível que esta empresa exporta-se menos 10% mas incorporar-se no seu produto final mais 10% de produtos nacionais?
Soluções?
Porque é que o Estado não cria no INE um local on line onde torne visível a todos nós quais são as importações que fazemos semanalmente em cada sector?
Porque é que o Estado não cria um programa a que podia chamar de IMPORMENOS, para apoiar projetos vocacionados para a substituição de importações?
Porque é que o Estado não chama as diferentes Associações Profissionais, Associações de Produtores , Industriais, etc. e lhes pergunta: Como podemos ajudar?
Porque é que o Estado não chama a Grande Distribuição – Continente, Pingo Doce, e outros - e não lhes pergunta: O que precisam de nós para diminuirmos as vossas Importações?
Por outro lado porque é que o Estado não impõe melhorias na rotulagem das embalagens, onde fique bem claro para todos a verdadeira origem dos produtos comercializados?
E se quisermos ser ainda mais duros...mas se calhar apenas realistas:
Como se sabe o Petróleo é o produto que mais importamos por isso porque é que o Estado não decreta a proibição rotativa de circulação dos automóveis ligeiros particulares aos fins de semana? (1º Fim de Semana de cada mês as matriculas terminadas em 0, 1 e 2 não circulam... e por ai fora).
E se for necessário ir ainda mais longe, como julgo que sim, e havendo coragem para tal, porque não estabelecer igual tipo de proibição para os dias da semana, aqui talvez só para os automóveis ligeiros de particulares?
E porque não apoiar de forma equitativa tanto a produção, ( que já faz) como o consumo (que pouco faz) das energia alternativas, nomeadamente apoiando o transporte em bicicletas (eléctricas tb), a construção de ciclovias em todas as capitais de distrito, o transporte animal, o abate de veículos com grandes consumos, etc.?
E nós cidadãos, individualmente o que podemos /devemos fazer?
Podemos com pequenos gestos, contribuir decisivamente para a diminuição drástica das importações.
Pessoalmente tenho feito esforços para diminuir o uso do automóvel e tenho diminuído a velocidade média de circulação em viagem mas sinto que podia e devia fazer muito mais... 
Deixei por exemplo de comprar bananas importadas, passando a comprar banana da Madeira ou em alternativa outras frutas nacionais. Deixei de comprar uma marca de manteiga importada e passei a comprar manteiga nacional e muito agradecia que a verdadeira origem dos produtos fosse mais visível na rotulagem dos mesmos para poder...
Comprar Mais Portugal
e quanto a exportar, o Senhor Ministro da Economia, Dr. Álvaro Pereira que me perdoe, mas em relação aos Pasteis de Belém, os pasteis comia-os por cá, exportava só mesmo “Belém” e reimportava uma Monarquia! Todos ficávamos a ganhar.

Melhores cumprimentos
Paulo Corte-Real Correia Alves
Presidente da Mesa do Congresso e do Conselho Nacional do PPM

Sem comentários:

Enviar um comentário