Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

FICHA DE INSCRIÇÃO DE CAVACO SILVA NA PIDE.....

FICHA DE INSCRIÇÃO DE CAVACO SILVA NA PIDE.....
Recordando...

Não foi qualquer gesto subversivo que levou a polícia política a interessar-se por Aníbal António Cavaco Silva. Foi o general Martiniano Homem de Figueiredo, responsável pela Autoridade Nacional de Segurança, que em Maio de 1967 pediu ao director da PIDE que mandasse averiguar se havia alguma informação em desabono deste jovem de Boliqueime.
Se a PIDE não se opusesse, Cavaco Silva, portador do BI número 153955, poderia ser autorizado a manusear documentação classificada até ao grau de “Nato Secreto” (o segundo nível mais restrito de informação) na Comissão Coordenadora da Investigação para a NATO – como era desejo do general, que tinha sido deputado à Assembleia Nacional e presidente do Sporting, antes de assumir o comando operacional das várias entidades de defesa do país.
Aníbal tinha 28 anos e a vida encaminhada: já estava casado com a actual primeira-dama, cumprira o serviço militar em Moçambique e tinha dois filhos. Trabalhava já como investigador da Fundação Calouste Gulbenkian e professor assistente do ISCEF (Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras) onde tinha sido um dos melhores alunos.
A polícia política abriu o processo número 995/67 e pediu ao chefe de gabinete do ministro da Educação que fizesse comparecer Cavaco Silva na sede da PIDE, na Rua António Maria Cardoso. O professor faltou à primeira convocatória mas, após uma insistência do director da PIDE, em Dezembro de 1967, preencheu o “formulário pessoal pormenorizado”, um boletim de 4 páginas que era burocraticamente designado como “modelo 566”.
A alínea 12 colocava uma questão directa: “Sua posição e actividades políticas”. Na linha de baixo, num momento em que António de Oliveira Salazar - então com 78 anos - cumpria o seu 35.º ano como líder da ditadura, Cavaco Silva escreveu: “Integrado no actual regime político”. Deixou mais uma linha e acrescentou: “Não exerço qualquer actividade política”.
Na alínea 23, solicitado a indicar “duas pessoas idóneas (de preferência oficiais do Exército, Marinha ou Força Aérea) que o possam abonar moral e politicamente”, o actual Presidente da República quis fazer mais do que o formulário requisitava. Com a sua caneta riscou o “duas” e anotou por cima “três”, para o caso de a PIDE não reparar que tinha indicado um nome extra.
Deu então os nomes de um membro da União Nacional - o partido do regime liderado por Salazar - José Rodrigues Alho, que exercia a profissão de fiscal da Carris (a empresa que geria os autocarros e eléctricos em Lisboa); do presidente da Junta de Freguesia de Santo Condestável, o tenente do exército Artur Ticão; e de um membro do secretariado da Defesa Nacional, o capitão António Ferreira da Costa.
Depois de prestar todas as informações sobre os seus dados de identificação, como nome, morada actual e endereços anteriores (viva num 5º andar da R. Padre Francisco e antes tinha residido noutro 5º andar na vizinha Rua Almeida e Sousa, na zona de Campo de Ourique, em Lisboa), locais onde estudou, situação militar (“Teve algum castigo? Não tive punições”), empregos, nomes e dados dos pais, esposa, irmãos, cunhados e sogros, foi ainda confrontado com a alínea 20, onde lhe era perguntado se algum destes familiares tinha residido na União Soviética ou Satélites – uma pergunta obrigatória, num contexto de Guerra Fria, a qualquer candidato a manusear documentos relacionados com a Organização do Tratado do Atlântico Norte.
Na folha de rosto do boletim está agrafada, no canto superior esquerdo, uma sua foto tipo-passe, de blazer, pullover, camisa branca e gravata escura. Na última página, a seguir à data (Lisboa, 21/12/1967), o respondente rubricou a sua assinatura: “Aníbal António Cavaco Silva”. Depois, num espaço reservado para observações, entendeu que devia prestar uma informação adicional sobre a família: “O sogro casou em segundas núpcias com Maria Mendes Vieira, com quem reside e com quem o declarante não priva.
Os funcionários da PIDE recolheram informações sobre o “porte moral e político” do então professor e investigador, os homens indicados por Cavaco Silva foram contactados, e o agente Amorim concluiu que “moral e politicamente nada se conseguiu apurar em seu desabono”.
Fonte: Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Por Pedro Jorge Castro



-----------------
Convido-o a gostar da página: https://www.facebook.com/PPM.Braga GOSTO / "Like".

Ficará assim actualizado sobre as nossas notícias
Obrigado e bem haja

10 comentários:

  1. Não é por existir este documento que o digo... Isto chega até a ser "peanuts". Mas Cavaco Silva é, de facto, o melhor argumento que os monárquicos têm para defender o regresso do regime anterior a 1910. Eu sou republicano e, julgo, sempre serei. Mas não mais quero um presidente da república com a noção do seu cargo e a mentalidade de serviço público de um chefe de repartição de finanças do 2º bairro fiscal de Agualva-Cacém.

    ResponderEliminar
  2. Quanta coisa anda escondida nesta república das bananas, para toda esta cambada de pulhas mentirosos, doentes mentais com bipolaridade de comportamento e que brincam com a democracia. No entanto têm um passado mais do que fascista, com a evidente subserviência à ditadura e bufo controlador de actos, actitudes e conversas, mas sempre de postura seráfica como convinha ao tempo.
    Mete-me nojo este tipo de pessoas, com a agravante de eu ser uma Portuguesa que tem de suportar uma chefia de Estado, que não foi eleita por mim, representando um País com um berço de pergaminhos, de Nacionalidade e Portugalidade, que não se coadunam com o tipo e personalidade da pessoa em causa.
    Mas, o que mais me revolta é o autismo em que o povo português vive e parecendo gostar do que tem, não veja que só temos uma saída para toda esta falácia que é Restaurar a Monarquia e fazer ressuscitar este nosso Portugal, que já não agoniza, já morreu e só um Rei lhe pode dar nova vida, para bem do povo e de Portugal.

    ACORDA PORTUGAL.


    Edite Cecília Rodrigues

    ResponderEliminar
  3. Quem diria que os "cavaquinhos" não são só para música!!!! estou espantado por tamanha revelação, bem me parecia que o "trolha da Areosa", não andava a pintar lá muito bem a situação.... já nem sei que dizer destes santinhos" que vão à missa muitas vezes!

    ResponderEliminar
  4. Falta uma pagina no documento aqui apresentado, onde será que para??????????

    ResponderEliminar
  5. Nunca minto, e, raramente me engano... hipócrita!?

    ResponderEliminar
  6. Só falta sermos condenados pelos intervenientes anteriores por termos estudado no tempo do fascismo, por termos pertencido à Mocidade Portuguesa por termos feito campanha a favor de uma lista no anterior regime, e hoje? Não condenam os ladrões da pátria, antes pelo contrário, apoiam-nos mais que qualquer religião, impressionante!

    ResponderEliminar
  7. A propósito deixo aqui êste meu desabafo em poesia que escrevi em 2007 com o título de CAVACO. De cavaco,a sua significação/pode ser pedaço,ou fragmento/paleio,conversa,agastamento/palestra,trela,cavaqueio,atenção. Na terra do meu nascimento/que é Boliqueime do Algarve/apesar de haver ali muito alarve/surgiu um cavaco com talento. Pois êste cavaco presentemente/com sua palestra e cavaqueio/conseguiu de facto com paleio/tornar-se,da Rèpública,o Presidente. Êste cavaco,da Rèpública, Presidente/é filho dum pequeno comerciante/foi,do Liceu de Faro,um estudante/e dizem que é Professor eminente.Eu na Holanda sou imigrante/
    e filho de pobres camponeses/tal como meu pai,sofri revezes/pois meu pai também foi emigrante.Como se vê,a pequena Burguesia/produz cavacos ou fragmentos/que se podem tornar elementos/indispensáveis à Aristocracia. Cavaco e Sócrates cavaqueando/com populismo e demagogia/ apoiados pela Social Democracia/Portugal,êles vão escavacando. Com Fátima,Futebol e com Fado/e com populismo e demagogia/vê-se que a fascistoide Burguesia/consegue trazer o Povo encavacado. Pois eu,nêste poético fragmento/em que comigo próprio cavaqueio/assim encontro na poesia um meio/de desabafar o meu agastamento. Êste meu enfado ou agastamento/longe de Portugal na imigração/é fruto da fascistoide Reacção/que dá ao Cavaco,seu consentimento.

    ResponderEliminar
  8. Desde ontem tenho estado à espera de ver estampado aqui o meu comentário,mas até agora ainda não apareceu o que me leva a concluir que não foi aprovada a sua publicação.Mas eu gostaria de saber porquê.

    ResponderEliminar