Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 10 de março de 2012

Desafios cruzados: por Dr.º Carlos Aguiar Gomes

1.       Em 1999, milhares de refugiados de Timor-Leste (cerca de 250 000) procuraram refúgio, por medo das forças pró-Indonésias, em Timor Ocidental. Entre estes refugiados contavam-se 4 000 crianças das quais mais de 1 000 nunca mais foram libertadas e entregues às suas famílias. Apesar dos apelos internacionais, estas crianças encontram-se alojadas em internatos islâmicos e estão a ser forçadas à conversão ao islamismo (cf. Agência Fides/InfoCatólica – 8.2.2012). Este caso é mais um exemplo violento da perseguição aos cristãos contemporâneos. È um gravíssimo atentado aos Direitos Humanos fundamentais. É uma agressão terrível aos direitos dos Pais de educarem os filhos de acordo com os seus valores. O Círculo “Shahbaz Bhatti denuncia esta situação e faz-se eco das pressões e apelos que tem sido feitos a nível mundial. Não nos podemos calar. O nosso silêncio torna-se cúmplice deste atentado à liberdade religiosa, por isso, devemos expressar a nossa indignação e exigir a libertação daquelas crianças e a sua entrega aos pais a quem foram roubadas.

2.       «Os cristãos perseguidos são tão queridos como a pupila dos nossos olhos. Na primeira linha, são o testemunho vivo da fidelidade de Cristo à qual respondem generosamente por uma ligação sem quebra. Os cristãos de França têm tanto a receber do seu exemplo e da sua coragem. Também, deveremos fazer o máximo para os ajudar e defender face às ideologias religiosas e ateias que os ameaçam em tantos lugares do globo: Iraque, Egipto, Líbano, Coreia do Norte, Síria, Paquistão, Vietname, Nigéria, Sudão… Se soubermos apoiá-los, poderemos igualmente permanecer fiéis á nossa fé nos nossos países de velha cristandade. Que a nossa oração e a nossa acção não parem já que decorrem da civilização do amor (…). O Crux ave, spes única»
(Mons. Aillet, Bispo de Bayonne – Lescar - Oleron  – França,  5.2.2012, apoiando  uma  velada de oração pelos  cristãos  perseguidos, em  Paris  –  8.2.2012)

3.       A Câmara de Paredes de Coura, cuja actividade acompanho muito atentamente (e aplaudo!) tem tomado medidas muito positivas a favor das políticas da vida e da família. Todos os incentivos que valorizam estes aspectos, promovem o futuro e dão esperança.
Sinal de esperança, também, seria atribuir a um dos novos arruamentos da sede do concelho o nome relativo à celebração anual do DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA – 15 de Maio. Há várias cidades e vilas que já tomaram esta iniciativa. Aqui fica o apelo/sugestão. Deus queira que seja concretizado.

4.       A 24 de Fevereiro morreu, com 100 anos, a Infanta Dona Maria Adelaide de Bragança, neta do Rei D.Miguel. Senhora fabulosa. Perseguida por comunistas e nazis. Condenada à morte por causa da Liberdade. Com Salazar tinha uma relação de gratidão, por causa da Lei do Banimento ter sido abrogada, mas não gostava do autocrata por causa da Liberdade e das Injustiças sociais. Raquel Ochoa publicou um livro sobre esta grande Senhora – “A Infanta Rebelde” – que vale a pena ler.

5.       O “Pai” da Genética contemporânea, Prof. Jérôme Lejeune está mais perto dos altares. O seu processo de canonização ficou pronto na diocese de Paris. De facto, Lejeune é a prova de que Ciência e Fé não se excluem.
Carlos Aguiar Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário