Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 17 de março de 2012

E se de repente...... Fossemos governados pela Monarquia...

História do 4ºA - EB1/PE da CAMACHA, Porto Santo Madeira, Profª Beatriz Alves


Estava a brincar no jardim de casa com a minha prima Joana que tem 10 anos, também é do século XXI como eu, quando de repente, a bola saltou do meu jardim. Fui buscá-la.
Vi uma nave espacial que parecia dizer: "Máquina do Tempo".
Achei aquilo muito interessante. Fui chamar a minha prima e disse-lhe:
- Encontrei uma coisa muito estranha!
- Arranjas-te algum sarilho? - perguntou ela.
- Claro que não!
Está aqui uma coisa escrita nesta máquina! - exclamei eu.
- Espantoso! É tão lindo! - disse a Joana.
- Vamos entrar. - propus eu.
Ela muito assustada e duvidosa, disse: - Eu não sei se é boa ideia.
- Não sejas criancinha! - disse-lhe convencendo-a.
- Pode ser, mas se arranjares algum sarilho eu...
- respondeu a Joana um pouco hesitante.
Entramos, estávamos no tempo em que quem governava era a monarquia. Era tudo muito esquisito!
As pessoas trabalhavam muito.Quando a Joana viu aquilo, disse: - Já viste no que nos meteste?!
Quero voltar agora!
- Espera que estou a ver uma coisa. Esta gente tem que ser livre!
A Joana interrompeu-me dizendo:
- Eu não vou entrar nesse esquema. - Vá lá!
- pedi-lhe tanto que ela acabou por aceitar.
Fomos à procura do Rei. Passado 2 dias, encontrámos um castelo e perguntámos aos guardas quem vivia lá.
- É um rei que governa isto tudo - responderam eles.
Fomos falar com ele.
- Bom dia! Queríamos-lhe perguntar porque é que sua alteza obriga estas pessoas a trabalharem tanto? Elas precisam de descanso.
- As pessoas precisam de um descanso?! Só se for nos vossos sonhos. Porque aqui todas as pessoas trabalham.
- Isso é cruel - Disse a Joana.
- Será que podemos chegar a um acordo?
- propus-lhe eu.
- Sim, mas para isso temos que assinar um Tratado!
- E que Tratado é esse?
- perguntei eu curiosa.
- Um tratado em que liberto estas pessoas, mas antes, terás de lutar com a minha filha. Se ganhares eu assino mas se não ganhares nada feito!
- explicou-lhe o Rei convencido que a princesa iria ganhar.
- Esta bem - disse-lhe eu muito insegura mas mostrando-me confiante.
- Sara, tem lá calma. Pensa bem no que estás a dizer!
- contestou a Joana preocupada.Lutámos... e eu acabei por ganhar.
- Ganhei, agora já podemos assinar o Tratado! - gritei.
O rei muito admirado respondeu:- Claro que sim!
Este Tratado vai-se chamar o "Tratado de Liberdade".
O rei foi para a rua e declarou que todas as pessoas podiam escolher o seu trabalho e o seu destino... Ainda bem que não acordei antes do Rei assinar o "TRATADO DE LIBERDADE".

Sem comentários:

Enviar um comentário