Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 7 de março de 2012

Procissão Senhor dos Passos da Graça mobiliza 400 fiéis

Cerca de 400 fiéis participaram este domingo na procissão do Senhor dos Passos da Graça, que se realiza desde 1587, em Lisboa. O ponto alto da cerimónia decorreu quando a imagem de Jesus Cristo, com a cruz aos ombros, encontrou a imagem da sua Mãe.
“Nestes tempos de crise é preciso ter fé, é por isso que estou cá hoje”, diz Vera Braz, de 61 anos. No entanto, Vera, que reside em Lisboa, não hesita em comparar a procissão com anos anteriores. “Antigamente as pessoas tinham bandeiras, havia colchas nas janelas e os carros não podiam estar no largo. Nos últimos anos isso já não acontece e o evento tem tido menos pessoas a ver”, conta.
“Sou católica praticante e venho sempre à procissão. São tradições antigas que são muito importantes manter”, explica Emília Pereira, doméstica. “Mas hoje vim também ver a minha filha Mariana, é escuteira e está a participar”, confessa a mãe, de 39 anos.
Entre os participantes na procissão estavam elementos dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses e de Cascais, militares do Exército português e os escuteiros da Graça.
A Procissão do Senhor Jesus dos Passos nasceu quando o pintor Luís Alvares de Andrade teve autorização dos frades do Convento de Nossa Senhora da Graça, em Lisboa, para aí fundar uma confraria de devoção à Santa Cruz de Cristo. A Irmandade alcançou grande importância na cidade e, no século XVII, passou a chamar-se Irmandade de Vera Cruz e Passos de Cristo. Ontem cumpriu-se a tradição com a recitação do Santo Terço e a Procissão com a Imagem do Senhor dos Passos e da Nossa Senhora da Soledade pelas ruas da Graça.

Sem comentários:

Enviar um comentário