Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 6 de março de 2012

Terra

Ribeiro Teles na sua essência. Acho que concordaria 100% com ele se tivesse a sua idade. Assim só concordo em parte.
Militei o PPM desde 28 de Setembro de 1974, data em que inscrevi na JMR (Juventude Monárquica Revolucionária, extrema esquerda para que se saiba), tinha 15 anos. As suas ideias (e do PPM) foram importantes para mim. Enquanto terminava o Liceu (não era esta m… das Escolas Secundárias), ganhei dinheiro mugindo vacas, plantando espinafres e morangos, enquanto os meus pais viviam na cidade. Com o dinheiro que ganhei estive 1 mês de Inter-Rail (sem dar notícias).
O meu guru foi de facto o João Camossa Saldanha, mais terrível. Era "anarco-comunalista".
Que giro!
Ribeiro Teles foi o primeiro a falar do campo sem ser atraso de vida (ainda hoje o é para muitos amigos meus), de ordenamento do território e daquilo a que chamo, economicisticamente, o valor económico da vida.
Na sua época foi mesmo revolucionário. Quem tiver ± 50 anos lembra-se do que todos consideravam o campo, e de como criticavam as casas isoladas e sem aquecimento, sem vida social (tipo jet-set).
Curiosamente comparo a sua vinda ao mundo (mediático) com o Pinto da Costa: Ribeiro Teles falou de coisas que ninguém estava para aí virado; Pinto da Costa falou do bairrismo do Porto e do orgulho de dizer Puarto (em vez de Porto). O seu discurso foi ao contrário, mas deu a volta ao FCP e conquistou adeptos onde eles não existiam.
A política é mais lenta. Hoje ninguém referencia Ribeiro Teles pelo que fez, mas foi idêntico. Talvez cedo de mais para muitos, mas tarde de mais para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário