Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Assembleia Municipal - Plenário: Sala Egípcia

RECOMENDAÇÃO
IMÓVEL DE INTERESSE MUNICIPAL – SALA EGÍPCIA

A 16 de Setembro de 2011, o PPM apresentou uma Recomendação a esta Assembleia, que a votou favoravelmente, no sentido de a Câmara Municipal de Braga diligenciar todos os esforços para classificar a Barbearia Matos como “imóvel de interesse municipal”. Lamentavelmente, até à presente data, nada foi feito pelo executivo municipal em defesa desta Barbearia singular, entretanto encerrada por ordem do tribunal.
Que dirão os bracarenses à perda deste património?
O que pensarão os turistas que visitaram Braga e conheceram a sua antiga barbearia, quando tomarem conhecimento do seu encerramento?
O que pensam os comerciantes da perda de atractivos no Centro Histórico de Braga?
No passado dia 18 de Abril, comemorou-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Mas mais do que exaltar estas datas, sempre importantes para memória colectiva, devemos pugnar, isso sim, pela defesa real do nosso património material e imaterial bracarense.
Na Rua do Souto, e bem perto da antiga Barbearia Matos, a Sala Egípcia, integrada nas instalações vizinhas do Sindicato dos Empregados do Comércio, apesar da sugestão apresentada pelo IGESPAR à CMB, em 2006, de classifica-la como imóvel de interesse concelhio, chegam-nos notícias segundo as quais as pinturas no estuque, dos anos vinte do séc. XX, estão a diluir-se por erosão da humidade intensa e persistente!
Assim o P.P.M. propõe a esta Assembleia Municipal que se aprove a seguinte recomendação:
1 - Que a Câmara Municipal de Braga diligencie todos os esforços no sentido de classificar como “imóvel de interesse municipal” ao espaço designado por “Sala Egípcia”.
2 - Que a Câmara Municipal de Braga encete todos os esforços no sentido de encontrar um espaço físico, no centro histórico de Braga, para que possa ser transladado e montado todo o espolio da “Barbearia Matos”, para a que a sua reabertura possa vir ser uma realidade, de modo a evitar-se a perda definitiva deste património bracarense.

Manuel Beninger
Grupo Municipal do P.P.M.
na Assembleia Municipal de Braga
20.04.2012
[Posição 1Reprovada, com os votos Contra do PS e restantes votos a Favor;
Posição 2Aprovada por unanimidade]

Sem comentários:

Enviar um comentário