Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 22 de abril de 2012

Sondagens mostram: Espanha perdoa rei por viagem para caçar elefantes

A maioria dos espanhóis perdoa o rei pela sua viagem para uma caçada ao Botsuana e apoia a monarquia, embora mais de metade acredite que a imagem da instituição foi manchada, segundo sondagens divulgadas hoje pelos jornais El Mundo e La Razón.
A consulta realizada pelo El Mundo indica que 70% dos espanhóis perdoam o monarca e 73% continuam a fazer, apesar do ocorrido, uma avaliação «boa ou muito boa» do seu reinado.
No entanto, 52% vêem a imagem da Coroa danificada, e uma porcentagem semelhante considera que as viagens do monarca ao exterior deverão ser autorizadas pelo governo
As sondagens foram divulgadas depois de o rei Juan Carlos, num gesto inédito, ter esta semana pedido perdão publicamente por ter viajado ao Botsuana para caçar elefantes, um safári que acabou por vir a público porque o rei quebrou a bacia numa queda e teve que voltar a Madrid e ser submetido a uma cirurgia.
«Sinto muito. Enganei-mei e isso não voltará a acontecer», disse o rei quando deixou o hospital onde ficou internado durante quatro dias, no meio de um amplo debate no país sobre esta viagem.
Para 62% dos entrevistados, o rei não deve aceitar presentes em espécie e comprometer-se com pessoas que o convidam para atividades caras e que depois podem exercer influência na gestões da monarquia. Segundo algumas publicações, o safári do rei foi pago por um empresário sírio próximo da família real saudita.
A pesquisa do El Mundo também revela que os jovens são os mais críticos tanto em relação à viagem como na avaliação da monarquia, e 67% consideraram que o dano à imagem da instituição se mantém apesar das desculpas.
Segundo a consulta do La Razón, 50,2% dos espanhóis consideram que a monarquia é uma instituição fundamental, e 71% acreditam que o príncipe Felipe está preparado para substituir o rei, embora mais de metade, 52%, rejeite a hipótese da abdicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário