Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 30 de maio de 2012

D. Amélia - Momentos em família

D. Amélia possuía uma beleza pessoal inquestionável
D. Amélia em 1905
Nas imagens de cima: O Rei D. Carlos e D. Amélia ainda noivos. 
D. Amélia era tão alta (cerca de 1.80 descalça) que normalmente tiravam as fotografias com ela sentada.
casamento real aconteceu no dia 22 de Maio de 1886 na igreja de São Domingos em Lisboa.
Constando do programa uma série de recepções no paço, jantares e bailes de corte, récitas de gala nos teatros, tourada á "antiga portuguesa" na praça do Campo de Santana (foi inaugurada em 31 de Julho de 1831), duas corridas de cavalos no hipódromo de Belém, uma quermesse no Jardim Zoológico e um sarau no Real Ginásio Clube Português, etc.
Dona Amélia e o seu séquito composto por 57 pessoas, havia chegado a Portugal dois dias antes à estação de Santa Apolónia, ficando depois hospedados no paço das Necessidades.
Muita gente da província, veio a Lisboa para assistir ao casamento real, mas o povo poucas vezes teve oportunidade de ver o casal, exceptuando a passagem dos coches pela ruas de Lisboa.
A única cerimónia ao ar livre foi uma parada militar no dia 25 de Maio.
Só a selecta assistência no teatro S.Carlos pode ver a Princesa Dona Amélia de perto, no dia em que se ouviram o primeiro acto da ópera Semiramis e dois actos da Aida de Verdi, ou a que esteve presente no baile de gala no dia 28 do mesmo mês.
Como quase sempre em Portugal, o aspecto financeiro é um factor importante, sobretudo quando se vive com dificuldades o que era manifestamente o caso, tanto assim que Dom Luís havia considerado a hipótese de adiar o casamento, devido ao aperto financeiro existente, pois o parlamento havia disponibilizado menos dinheiro do que o havia concedido para o casamento de Dom Luís, a quantia de 107 contos.
Os jovens príncipes foram viver para o palácio de Belém, em frente ao Tejo, construído por Dom João V na primeira metade do século XVII e que servia até essa altura para hospedar visitantes a Lisboa.
Aqui nasceram os seus filhos, Dom Luís Filipe e Dom Manuel II, que foram baptizados na capela palatina, bem como um parto prematuro de uma infanta de nome Maria, que não sobreviveu.
A vida "modesta" a que foram obrigados a viver com um magro orçamento de 40 contos anuais, não impediram que umas "obrinhas" em casa tenham sido feitas, contratando os grandes pintores da época como Columbano Bordalo Pinheiro e José Malhoa para decorar algumas salas.
elegância da Monarca Portuguesa. A mais bonita e alta da Europa.
Em cima: D. Amélia (já mais velha) Rainha de Portugal, após o assassinato do seu marido.

Em baixo: D. Amélia com o seu filho o Rei Dom Manuel II, em 1910.
Em meados de 1907, o seu irmão mais velho e herdeiro do trono de Portugal,visitou Moçambique. O duplo assassinato do seu pai e do seu irmão Luiz Filipe seis meses mais tarde colocou Manuel no trono.

Sem comentários:

Enviar um comentário