Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Partidos não se entendem sobre melhor forma de honrar D. Pedro IV

O presidente da Câmara do Porto decidiu hoje retirar a proposta de chamar D. Pedro IV à avenida que vai ligar a Praça do Império à Avenida da Boavista, depois das objeções levantadas por três vereadores socialistas.
"Retiro a proposta e fico a aguardar sugestões para uma alternativa", anunciou o autarca, depois de um longo debate sobre qual a artéria do Porto que deveria receber o nome do rei que doou o seu coração à cidade, como expressão de gratidão pelo seu envolvimento nas lutas liberais de 1832-1833.
O presidente Rui Rio apresentou a proposta de chamar D. Pedro IV ao futuro arruamento de ligação entre a praça do Império e a Avenida da Boavista, conhecido por Avenida Nun' Álvares.
Manuel Correia Fernandes, do PS, alertou que seria mais adequado que o nome do monarca ficasse ligado ao Largo da Lapa, já que o coração de D. Pedro IV se encontra depositado na Igreja da Lapa.
Vilhena Pereira, também do PS, considerou mais adequado chamar D. Pedro IV à Via de Cintura Interna e a socialista Manuela Vieira sugeriu que o nome fosse atribuído ao Parque da Cidade.
Perante a indecisão, Rio retirou a proposta, adiando a sua votação para a próxima reunião camarária.
No documento hoje apresentado ao executivo, Rui Rio justificava a proposta com o facto de não existir na cidade, "178 anos depois da sua morte, qualquer via pública" com o topónimo de D. Pedro IV", sendo de "grande justiça" atribuir o seu nome "a um importante arruamento da cidade".
"D. Pedro IV ficou na memória de todos os portuenses como símbolo de liberdade, patriotismo e força de vontade que, desde sempre, moveu a cidade e os seus habitantes. No entanto, o maior gesto de reconhecimento de D. Pedro IV para com o Porto foi a doação que fez, ainda em vida, do seu coração à cidade que tão bem o acolheu e o ajudou na sua hercúlea tarefa", justificou o autarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário