Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 12 de junho de 2012

A "AJUDA" E PORTUGAL:

O Senhor Professor Doutor António Sampaio da Nóvoa, protagonizou, o ponto mais alto das comemorações do dia 10 de junho de 2012, data oficial da República Portuguesa, para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, ao imprimir no seu discurso uma noção de realidade e de contínuas interrogações sobre o destino que queremos abraçar no futuro.
Sem dúvida um grande discurso, que subscrevo na totalidade, pois teve a sincera novidade de se afastar da linguagem política, redonda e que pouco diz. Este discurso, focou as atitudes viciadas que estão no "sangue" (porque ADN é muito recente) das classes dirigentes que não souberam...não sabem...e possivelmente não saberão aproveitar o "melhor" que temos em Portugal.
Apesar de falarmos do "Mar" como bem necessário e que urge de imediato aproveitar, retomando a nossa "veia" aventureira, é também necessário voltarmos para "nós" - o "eu" colectivo, como forma de introspecção e de análise cognitiva - só podemos avançar com sagacidade para o "novo desconhecido", se efectivamente conhecermos o "nós", e o que pretendemos para o nosso futuro soberano - porque, conforme tenho afirmado, também se trata de soberania.
Aqui, neste particular e importante pormenor, acrescento, de igual, um trecho do discurso de S/Ex.ª o Presidente da República, nas mesmas comemorações, ao lembrar as "actas" exaradas aquando da nossa Presidência das Comunidades Europeias - criar um Mercado Comum na sua plenitude, fiscal, económico, etc, e depois uma moeda, o Euro - pois bem, criou-se o Euro, por antecipação, como moeda europeia, mas não criámos a "Europa", onde assentaria a moeda, pois tivémos que custear a reintegração alemã.
A Portugal, caberá apresentar novos horizontes de investimentos e que estiveram sempre à nossa frente, e o maior de todos é o investimento nos portugueses, e no seu património cultural.
talvez o maior "espelho" de portugal e da sua mais recente epopeia europeia, se possa resumir, no simbolismo igualmente trágico-cómico, do Palácio Nacional da Ajuda, soberbo na sua frontaria (enganadora), mas inacabado - por realizar, faltando-lhe completar o resto...
Onde se situa o Ministério da Cultura (actual Secretaria de Estado), encontra-se um dos pilares do nosso futuro, como investimento, a Cultura.
O próprio remate da Ala Poente do Palácio da Ajuda, que foi anunciado pela anterior Ministra da Cultura, em Dia Internacional dos Museus, e que estaria orçamentado em 11 milhões de euros, na lógica actual de "aperto" financeiro incluiria 4,5 milhões de euros de CREN e 4,5 milhões de euros resultantes da verba indemnizatória provocada pelo roubo da Jóias da Coroa, na Holanda, faltando, deste modo 2 milhões de euros - esta notícia foi anunciada em 2010.
Em face das dificuldades acrescidas da intervenção da "Troika" em Portugal, por consequência a um pedido de resgate, caberá perguntar, onde estão actualmente os 4,5 milhões de euros da indeminização do roubo das Jóias da Coroa? Estarão em algum depósito a prazo, no intuito de aguardarmos pelo projecto de conclusão do Palácio da Ajuda?
A aposta séria na "cultura" é um dos caminhos que poderá assegurar a Portugal uma saída consistente, de médio e longo prazo, bem distante da brevidade do lucro fácil que tanto nos caracteriza, e de que  temos obrigatóriamente que nos distanciar.
Sem querer criar nenhum paralelismo entre o mito sebastiânico e um Quinto Império, prometido - não fisico, mas espiritual, talvez o destino da conclusão do Palácio da Ajuda, esteja intimamente ligado à nossa demanda de nos concluirmos, como Portugal sonhado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário