Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 16 de junho de 2012

Ronda da Lapinha é amanhã e recebe S.A.R. Dom Duarte de Bragança

As atracções da Comemoração dos quatro séculos de Ronda da Lapinha são várias. Desde logo porque a divulgação ganhará nova ênfase no concelho de Guimarães e ultrapassou as fronteiras portuguesas. A Ronda tem 400 anos “mas é essencialmente um evento que arrasta as pessoas da parte sul e poente da serra de Santa Catarina”, admite Florentino Cardoso, juiz da Irmandade da Lapinha.
Esta entidade, juntamente com o Arciprestado de Guimarães e Vizela, é a responsável pela organização. Como tal “arregaçou as mangas” para que o Clamor transcendesse o nível paroquial, através do convite feito, e já aceite, a 400 jovens da região de Pontevedra, situada na Galiza, em Espanha.
Estes vão participar na cerimónia da Consagração e pretendem simbolizar que a Ronda “tem potencialidades para ser um evento de interesse turístico” e que Guimarães adquire recursos para ser “um destino de turismo religioso”, acrescenta.
Este ano estará presente um conjunto de imagens alargado. Podem ser veneradas as imagens da Senhora da Oliveira (Igreja da Oliveira), da Penha (Igreja de São Gualter), da Abadia (igreja de São Francisco), do Alívio (Igreja de São Domingos) da Madre Deus (Igreja da Misericórdia) e dos Milagres (Igreja de São Sebastião).
Às 15h30 saem dos respectivos locais de culto para se dirigirem em várias procissões para a tribuna que vai estar situada em frente à igreja de São Pedro, no Largo do Toural. A principal procissão é a da Senhora da Oliveira e Senhora da Lapinha, que “pela primeira vez vão sair juntas da igreja da Oliveira até ao Toural, descendo a Rua da Rainha”, explicou Florentino Cardoso.
Dá-se, então, a cerimónia da Consagração presidida pelo Arcebispo-Primaz de Braga, D. Jorge Ortiga. Esta celebração será uma mistura entre religiosidade e cultura, contando com a presença dos 55 músicos da Fundação Orquestra Estúdio, da Capital Europeia da Cultura, a que se juntam cerca de 300 cantores dos vários Coros do Arciprestado, liderados pelo Coro da Senhora-à-vila, dirigido por Júlio Esteves Dias. A banda Nova Lira, proveniente da Galiza, também vai actuar na Consagração.
A consagração das famílias é também um dos objectivos da organização.
Como não era possível trazer todas as famílias de Portugal a Guimarães, escolhemos uma família simbólica, de descendência de Dom Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, e de Dom Afonso, primeiro Duque de Bragança”, explicitou o Arcipreste de Guimarães e Vizela, Padre Armando Freitas.
Assim sendo, estarão presentes Dom Duarte Pio e Dona Isabel de Bragança, que deixaram o responsável do clero vimaranense “muito grato” com a aceitação do convite.
Notícias de Guimarães, 14 de Junho de 2012

Sem comentários:

Enviar um comentário