Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 3 de julho de 2012

Cada rosto, uma história – Alunos do 2.º ciclo retrataram figuras portuguesas do seu agrado

Pelo terceiro ano consecutivo, na disciplina de História e Geografia de Portugal, foi proposto aos alunos que escolhessem e retratassem uma figura da história ou da cultura portuguesa que fosse do seu agrado. Poderiam seleccionar personagens do passado ou da actualidade, desde que fossem de reconhecido mérito na área em que se destacaram. Os alunos pesquisaram, em livros e na internet, elaboraram uma biografia com os pontos mais importantes da vida das personagens e, por fim, retrataram as figuras do seu agrado do modo como as viram e utilizando as técnicas e os materiais que entenderam.
No final os trabalhos foram expostos, permitindo a toda a comunidade educativa apreciar a criatividade e imaginação que cada um colocou no retrato e biografia que elaborou.
Esta actividade, que visou treinar a pesquisa histórica e a aprendizagem através da investigação e da criação pessoal, com alunos dos 5.º e 6.º anos, resultou em inúmeros trabalhos e personagens retratadas (navegadores, poetas, reis, escritores, políticos, artistas da música e do teatro, jogadores de futebol, entre outros), dando à exposição uma diversidade e colorido muito interessantes. Parabéns a todos os participantes!

Sem comentários:

Enviar um comentário