Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 5 de julho de 2012

ESTALOU O VERNIZ NA CÂMARA DE BRAGA: VICE-PRESIDENTE SUSPEITO DE CORRUPÇÃO

Investigação visa administrações de 2000 a 2008, lideradas por Vítor Sousa
PJ fez buscas nos TUB por suspeita de “luvas” na compra de autocarros
A Polícia Judiciária fez ontem buscas de documentos nos Transportes Urbanos de Braga, na sequência de uma investigação despoletada pelo processo de insolvência na “MAN-Braga”, que foi decretada em 2010, pelo Tribunal de Vila Nova de Gaia.
A insolvência da empresa, detida pelo empresário Meneses da Costa, motivou investigações criminais, que estão a ser conduzidas com a colaboração da PJ, devido ao «alegado pagamento de “luvas”» a anteriores gestores da empresa municipal, nos processos de aquisição de autocarros, adiantou ao Diário do Minho fonte judicial, que confirmou as buscas.
O processo de investigação visa, nomeadamente, os períodos sob a vigência do vice-presidente da Câmara Vítor Sousa, sendo visto por várias fontes políticas como «uma das várias “bombas relógio”», que há algum tempo ameaçavam implodir a ambição de o atual presidente da Comissão Política do PS avançar com a candidatura à Câmara Municipal de Braga.
Coincidência ou não, a verdade é que uma equipa de cinco inspetores da PJ esteve ontem nas instalações da empresa, onde recolheu documentação sobretudo relativa à gestão da empresa nos períodos de 2000 a 2008, tendo levado documentação em papel, em formato digital e inspecionado meios de comunicações utilizados pelas anteriores administrações da empresa municipal de transportes.
Após ser conhecida a presença dos inesperados visitantes nos TUB – o que não acontece pela primeira vez – não foi possível ao Diário do Minho chegar à fala com Vítor Sousa (que ontem esteve ausente do município por razões familiares); nem com o atual administrador Carlos Malainho que, em 2009, “herdou” a empresa, em compensação pela saída do executivo “rosa”, e que estará totalmente à margem do objetivo da operação de investigação criminal.
O processo tem por base o eventual pagamento de “luvas” por parte da empresa MAN-Braga, uma das várias unidades do Grupo OSA, de Meneses da Costa no processo de aquisição de viaturas, nomeadamente aquando da introdução dos veículos MAN movidos a Gás Natural, de cujo modelo (MAN NL 233 CNG) a empresa possui atualmente 16 autocarros.
A relação processual levou os inspetores da PJ a vários outros locais, nomeadamente às empresas de Meneses da Costa “Oficinas Auto Senhor dos Aflitos”, em Nogueira, IVEBraga – Comércio e Reparações de Veículos, Cabreiros, “S&B Motors, L.da”, na Rua Cidade do Porto, e à “Machado Conta – Sociedade de Técnicos Oficiais de Contas, L.da”, em Cabreiros.
O “fio” que terá originado esta investigação foi a insolvência da “MAN-Braga”, após o corte do crédito da “MAN Portugal”, que representa aquela marca alemã no nosso país, que em 2009 passou a exigir uma “garantia real” de todo o crédito a haver à concessionária de Meneses da Costa.
A “MAN Portugal”, que «antes incentivou uma forte expansão do grupo» até para fora de Braga, facilitando um elevado crédito à “OSA”, passou a exigir que Meneses da Costa apresentasse, de um momento para o outro, «uma “garantia real” no valor de 4,7 milhões de euros».
Um valor impossível de satisfazer, ainda por cima num contexto de crise internacional. A insolvência obrigou à reestruturação do grupo de comércio e reparação automóvel, construído desde 1993 «quase a partir do nada», ditando então a saída de 60 pessoas e mantendo cerca de 75 trabalhadores.
O DM tentou ainda ouvir e completar esta informação com Meneses da Costa, mas tal revelou-se igualmente impossível até à hora de fecho desta edição. Fonte oficial do Município limitou-se também a dizer que o presidente Mesquita Machado «desconhecia a existência de qualquer ação da PJ.

5 comentários:

  1. o que mais doi aos portugueses é haver tanto corrupto,e nenhum ser detido....mas que pais é este?????

    ResponderEliminar
  2. SÓ AGORA?
    E nimguem sabia de nada?
    e os outros?
    Pois os outros procuram matar o candidato!
    OBVIO.OBVIO,OBVIO!
    Existirá a força necessária para levar esta pequena distração até ao fim?
    HAVER VAMOS.............!

    ResponderEliminar
  3. Depósitos nas próprias contas pessoais, só mesmo uma loira para fazer tal coisa, loira e caduca. Abarriga do Vitor cresceu a medida do tempo, pois quanto mais amealhava mais a barriguinha do porquinho crescia.
    Cuidado com os Pires pois as chavenas são feita de barro do qual também se faz santos, santos pois, estes também do altar.

    ResponderEliminar
  4. óra ai está mais um caso de corrupção neste país ela vai desde o algarve ao minho. esta dos TUB, Lê-se que partiu de uma denúncia anónima ainda á gente séria neste país ou será que, a ou o, denuciante ficou com as mãos ao frio por se calhar já não haver luvas que chegasse ou ou não lhas quiseram dar.PENSSO EU DE QUE BOBI TARECO BUSCA BUSCA.

    ResponderEliminar
  5. Este é o país que temos, todos os colarinhos brancos ficam sempre impunes nos milhões que desviam. Essa TUB foi sempre um antro de corrupção em alta escala, sim, sim, trabalhei numa empresa que lhe fornecia peças nos anos 90 e via bem o que se fazia, já deveria ter sido investigada à mais tempo, pois são sempre os otários dos contribuintes a pagar sempre a factura.

    ResponderEliminar