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Manuel Beninger

terça-feira, 31 de julho de 2012

Proposta do PPM aproxima Câmara de Braga e de Famalicão na defesa do material ferroviário do norte e da célebre “Andorinha”

Braga e Famalicão alertam para a defesa do património ferroviário
A Câmara Municipal de Braga acaba de se disponibilizar junto da Autarquia de Famalicão para promover «a salvaguarda do património ferroviário do norte». A informação e possível agendamento de uma visita conjunta, foi manifestada ao município vizinho tanto pelo vice-presidente Vítor Sousa, como pelo presidente da Assembleia Municipal António Braga.
A posição na Câmara bracarense surge na sequência da aprovação, por unanimidade, na última Assembleia Municipal, de uma proposta do PPM, que pugnava pela «defesa dos interesses do norte na preservação do material ferroviário e da célebre “Andorinha”», a mais antiga locomotiva existente na Península Ibérica, que se encontra no Núcleo Museológico Ferroviário de Nine.
A recomendação, apresentada pelo eleito monárquico Manuel Beninger, tem por base a possibilidade da histórica locomotiva «poder vir a ser deslocada da região onde trabalhou mais de cem anos, para o sul». A posição foi despoletada por uma grupo de antigos ferroviários e responsáveis pelos caminhos de ferro do norte, que consideram que «a região não pode ser espoliada do seu património ferroviário», algum do qual pode ser visitado no núcleo museológico de Nine, cuja “cocheira” servia as linhas do Minho e o ramal de Braga.
A “Andorinha” foi uma das primitivas locomotivas da região, construída em Inglaterra, que chegou a Portugal há 140 anos aquando da construção das linhas do Minho e Douro, tendo trabalhando mais de 100 anos a rebocar comboios de passageiros e a fazer serviço de manobras. «É fundamental que este património continue no norte, como um conjunto único da maior importância, para desenvolver e garantir o interesse turístico pelo material ferroviário da região», defendem os promotores desta iniciativa, que dela deram conhecimento aos vários responsáveis regionais e municipais.
A reação foi suscitada pelo facto de, alegadamente, a fundação para o Museu Ferroviário estar a preparar a deslocação para o Entroncamento da única locomotiva deste tipo que ainda está em Nine. Segundo os peticionários, que acabam de contar com o apoio de várias autarquias, a fundação «não pode acabar com mais de 30 anos dos museus existentes e retirar a memória cultural de uma região em favor de outra, transformando-a na “herdeira universal” do património ferroviário nacional».
Os peticionários e antigos ferroviários lembram que em Nine encontra-se ainda a carruagem “A3 52” de primeira classe, construída em França em 1886, o “Salão Pagador” CP 5194”, reconstruído nas oficinas gerais em 1908, e as locomotivas a vapor “CP 9”, construída em 1875 em Inglaterra, a “CP 014”, adquirida em 1890, e a “CP 002”, construída em 1891, constituindo um importante núcleo museológico da história ferroviária da região norte do país.

1 comentário:

  1. poucos mas bons.. pode o PPM só ter um deputado na assembleia municipal, mas é mais útil as suas propostas, do que a dos outros partidos que la estão. são propostas que visam a melhoria e são a pensar nas pessoas e na nossa cultura.. muitos parabéns e continuem assim.. espero que nas próximas eleições o povo português saiba começar a ver este partido de outra maneira.. para bem do nosso país..

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