Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Contra a liberalização das plantações de eucalipto

Foi recentemente avançada uma proposta da alteração da legislação sobre Arborização e Rearborização, a qual abre a porta à liberalização das plantações de eucalipto em Portugal. Sabendo que o eucalipto é uma espécie invasora que aloja uma baixa biodiversidade e potencia os fogos, factor crítico em Portugal, pedimos que considerem esta alteração e que evoluam no sentido de proteger o nosso património natural ao investir na plantação de espécies nativas portuguesas, as quais reduzem os fogos e potenciam a biodiversidade.
“A monocultura do eucalipto provoca a destruição da biodiversidade através da inibição do crescimento de plantas vizinhas. As folhas de eucalipto contém também óleos essenciais voláteis e compostos químicos os quais actuam como pesticidas e afastam a diversidade animal. O eucalipto está classificado como exótica invasora, sendo a sua erradicação difícil. Contém um longo sistema radicular, uma sede desmedida e a uma taxa de crescimento elevada, desertificando solos. Igualmente, o eucalipto depende do fogo para a germinação da sua semente, potenciando os fogos florestais. Uma alternativa ao eucalipto mais sustentável é a criação de florestas de espécies nativas portuguesas como o carvalho e o castanheiro, as quais providenciariam uma maior variedade de produtos bem como uma produção de madeira mais rentável. Igualmente, estas espécies contribuiriam para a preservação do património natural, reduziriam os fogos e potenciariam uma maior diversidade de espécies da flora e fauna portuguesas.”

Para mais informações, consultem o pdf da proposta de alteração AQUI

Criado por: Ana Filipa P.
A ser entregue para: Daniel Campelo, Secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural

1 comentário:

  1. Absolutamente de acordo...o eucalipto é também sugador da humidade da terra e é uma planta parasita, tal como muitos que andam por aí...

    ResponderEliminar