Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Plataforma de Cidadania apresenta 10 propostas para despartidarizar administração regional


Plataforma Cidadania
A Plataforma de Cidadania, constituída pelo PPM e PND para as eleições regionais de outubro nos Açores, apresentou hoje 10 propostas para despartidarizar e melhorar a transparência da administração regional, defendendo um regresso "à lógica de serviço público".
“O nosso propósito é retirar à administração regional a sua pele partidária e racionalizar o seu funcionamento no âmbito de um contexto de funcionamento exclusivamente centrado no serviço público, sem qualquer interferência de índole partidária”, afirmou Laudalina Estrela, candidata da Plataforma de Cidadania pelo círculo de S. Miguel nas eleições regionais de 14 de outubro.
A Plataforma de Cidadania apresentou 10 medidas com esse objetivo, entre as quais a redução de 30 por cento dos salários dos deputados, membros do Governo Regional e gestores públicos, bem como uma diminuição de 60 por cento das assessorias do executivo.
Para Laudalina Estrela, que falava numa conferência de imprensa em Ponta Delgada, as nomeações para o setor público empresarial e restantes áreas da administração regional devem ser abolidas, passando as colocações a ser feitas através de “concursos públicos transparentes, sem indícios de amiguismos” e fiscalizados por uma “bolsa de júris regionais isentos”, constituída por personalidades de várias áreas.
A Plataforma de Cidadania propõe também que os diretores regionais saiam da “esfera da nomeação partidária para uma esfera de atuação eminentemente técnica”, que as adjudicações diretas terminem e que sejam proibidas quaisquer derrapagens, obrigando “as empresas a concorrer com orçamentos reais”.
Laudalina Estrela adiantou que este movimento cívico defende ainda a extinção de algumas empresas públicas, mas sem despedir funcionários, que serão reconduzidos para outros setores da administração pública.

Sem comentários:

Enviar um comentário