Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 13 de outubro de 2012

“Andorinha” é vital para manutenção do polo de Nine


O vice-presidente da Câmara de Famalicão disse ontem que a locomotiva “Andorinha”, é vital para a manutenção do polo de Nine do Museu Ferroviário. «Se algum dia a “Andorinha” saísse de Nine, o polo ficaria irremediavelmente descaracterizado e desconfigurado», afirmou Paulo Cunha, adiantando que a Câmara de Famalicão ainda formalmente não foi informada da «intenção, muito menos da decisão». Recorde-se que recentemente surgiram notícias que davam conta de uma eventual intenção da Fundação do Museu Nacional Ferroviário deslocalizar o acervo de Nine para o Entroncamento.
Para o vice-presidente da autarquia famalicense, a “Andorinha”, designação atribuída à mais antiga lo comotiva da Península Ibérica, está ligada ao surgimento do ramal Nine-Braga. Por isso, assegurou, a medida terá a «oposição clara, inequívoca e intransigente da Câmara». Paulo Cunha esclareceu ainda que a eventual saída da “Andorinha” viola o protocolo firmado com a Fundação do Museu Ferroviário. «O protocolo fiz que, havendo a deslocação de algum dos elementos circulantes, terá que ser temporário, transitório e devidamente definido. É preciso dizer onde vai, porque é que vai e até quando. A Câmara tem cumprido a sua parte e até tem feito mais do que seria sua obrigação», frisou.
Para Paulo Cunha, a decisão desvirtuará a própria lógica da fundação que assenta na existência de polos num plano de igualdade.

Sem comentários:

Enviar um comentário