Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 28 de outubro de 2012

Crime leva drama a família proprietária do Solar das Ínfias, em Braga

AMPLIAR (Jornal de Notícias 28.10.2012)
Dias antes, Pedro apoderara-se das chaves da viatura do "pai adotivo" e saiu. Acabou por ter um acidente durante a escapadela e as relações entre ambos azedaram. O jovem vivia com a família desde os três anos, altura em que a sua mãe acedeu em transferir a tutela legal da sua educação para o casal Roby.

O relógio marcava 20.15 horas quando os Bombeiros Sapadores de Braga foram alertados para acudirem a um homem gravemente ferido, na Rua Adelino Abrantes, em São Vicente.
No sexto andar, encontraram Gaspar Álvaro Alcoforado Faria Roby esventrado. Tinha sido esfaqueado, durante uma discussão ao jantar, supostamente por um afilhado de nome Pedro, já detido pela Polícia Judiciária (PJ), a quem terá confessado o crime.

Jornal "Correio do Minho" de 28 de Outubro, pág 3
Gaspar Roby, de 69 anos, ligado à Casa de Ínfias e ao PPM, morreu sexta-feira à noite, após ter sido esfaqueado por um jovem a quem tratava como um filho. O agressor está preso.
A PSP foi chamada ao local, detendo o presumível agressor. Confirmada a morte de Gaspar Roby, com o consequente depósito do cadáver na morgue do Hospital de Braga para ser autopsiado, a investigação do caso está nas mãos da Polícia Judiciária.
Conduzido por inspectores da Polícia Judiciária ao Tribunal Judicial de Vila Verde, o suspeito foi submetido a um primeiro interrogatório perante o juiz de turno de instrução criminal durante a tarde e ontem.
No final, como medida de coacção, o juiz determinou que o jovem Pedro ficasse a aguardar o seu julgamento em prisão preventiva pela autoria de um crime de homicídio.
O que levou ao crime não se sabe. Nascido no seio de uma família problemática, Pedro foi acolhido por Gaspar quando ele tinha três anos de idade, em regime de tutela legal. Ao longo dos anos, o afilhado era tratado por Gaspar Roby como se fosse seu filho.

António Machado chocado
António Machado, presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Braga e da Junta de Freguesia de Fraião, correligionário político de Gaspar no Partido Popular Monárquico, disse-nos estar “triste e chocado” com a notícia. Como militante do PPM, Gaspar Roby lutou pela democracia antes e depois do 25 de Abril. 
Pedro Miguel com Gaspar Roby
Casa de Ínfias - Braga - Portugal
A Casa de Ínfias ou Solar de Ínfias ou Casa de Vale de Flores é uma casa, localizada na freguesia de São Vicente, concelho de Braga, Portugal.
A Casa de Ínfias foi edificada no último quartel do século XVII por João Borges Pereira Pacheco, fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo.
O solar, disposto segundo planimetria em U de inspiração francesa, é considerado o exemplo da casa nobre seiscentista, quer pela regularidade da planta quer pela sobriedade das fachadas.
A planta da casa é fechada pela disposição do portão nobre, que através do muro onde se insere, une as alas laterais, ficando desta forma o edifício inserido num grande rectângulo que comporta ao centro um pátio. Tal como era habitual na época, os andares da casa estavam divididos segundo as suas funções específicas. O piso térreo albergava as divisões destinadas aos serviços da casa, o andar nobre acolhia o espaço habitacional.
A capela privada tem um papel preponderante no conjunto. Dedicada a Nossa Senhora do Pilar, esta capela era pertença do Bispo de Elvas D. Alexandre da Silva Botelho, passando para a posse da irmã D. Natália da Silva após a sua morte, que mais tarde deixou o templo à Irmandade de Santa Cruz.
João Borges Pereira Pacheco adquiriu a capela à irmandade cerca de 1687, época em que a casa estava em construção, colocando uma inscrição evocativa do seu padroado sobre a porta do templo. Situada numa das alas laterais, a capela foi integrada no conjunto da casa de forma harmoniosa, não perturbando a simetria do edifício.
Foi classificada como Imóvel de Interesse Público em 1977.
Actualmente, e por linha directa, a casa é propriedade de Nuno Augusto Alcoforado de Faria Roby, 5º conde de Vila Pouca. pt.wikipedia.org/wiki/Casa_de_%c3%8dnfias


-----------------
Convido-o a gostar da página: https://www.facebook.com/PPM.Braga GOSTO / "Like".

Ficará assim actualizado sobre as nossas notícias
Obrigado e bem haja

Sem comentários:

Enviar um comentário