Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Acordo de geminação com Rio de Janeiro nas mãos de Braga


Jornal "Diário do Minho" de 20 de Novembro, pág. 8
A Câmara Municipal de Braga deverá apreciar, numa das próximas reuniões do executivo, o acordo de geminação com o Rio de Janeiro, assinado em 2011 pelo perfeito daquela cidade brasileira, Eduardo Paes.
O documento foi deixado ontem ao vice-presidente da autarquia bracarense, Vítor Sousa, pelo vereador do Município do Rio de Janeiro Paulo Pinheiro, que havia apresentado este projeto diretamente ao presidente Mesquita Machado em outubro de 2010.
Na altura, o edil de Braga manifestou «algum receio» de o acordo não ser aprovado, mas Paulo Pinheiro, de regresso ao Brasil, desenvolveu um conjunto de diligências que culminou com a aprovação da sua proposta, por maioria absoluta, no Município do Rio de Janeiro, disse ao Diário do Minho o deputado da Assembleia Municipal de Braga Manuel Beninger (PPM), que tem acompanhado de perto este processo.
Agora, para que o acordo de geminação entre as duas cidades possa vingar, é necessário que seja aprovado pelo executivo da Câmara de Braga, o que poderá acontecer ainda este mês, admitiu ontem Vítor Sousa.
O vereador carioca foi recebido no edifício dos Paços do Concelho, primeiro pelo vice-presidente da Câmara de Braga, e mais tarde pelo presidente da Assembleia Municipal, António Braga. O presidente da Câmara não esteve presente porque está fora do país.
A ausência de Mesquita Machado não passou despercebida a Manuel Beninger, que criticou a viagem do edil à Roménia para assistir ao jogo entre o Cluj e o SC de Braga, uma «missão importante em relação a uma geminação».
Reparos à parte, o vereador Paulo Pinheiro, que é descendente de portugueses e tem nacionalidade portuguesa, só espera que o processo evolua para que Braga e Rio de Janeiro possam aprofundar as suas relações e estabelecer intercâmbios nas áreas do ensino superior, saúde, educação, comercial e empresarial. «Fizemos a nossa parte como foi combinado. Fala agora só a Câmara de Braga assinar o documento», disse, acrescentando que neste trabalho de aproximação conta com o deputado municipal Manuel Beninger.
O presidente da Assembleia Municipal, António Braga, disse a Paulo Pinheiro que aquele órgão municipal, dentro das suas competências, tem «todo o prazer em corresponder e ajudar a consolidar o relacionamento» com o Rio de Janeiro. «Revemo-nos na sua procura de aproximação das duas cidades que têm muito em comum, começando desde logo pela língua que é um pilar essencial da cultura», disse.
Já Vítor Sousa referiu que, nesta altura em que Portugal vive uma crise severa, este quadro de geminação «pode dar algum apoio e conforto», não só aos bracarenses que pretendem trabalhar no Brasil como aos que já se encontram instalados no Rio de Janeiro, a desenvolver sobretudo atividade empresarial, alguns com muito sucesso.

Sem comentários:

Enviar um comentário