Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Cultura: Guimarães recebe exposição sobre «O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus»


Guimarães, Braga, 13 nov 2012 (Ecclesia) – A exposição "Elegância, Moda e Fé. O Enxoval de Nossa Senhora da Madre de Deus", que integra a programação de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, vai estar patente até 31 de março no Museu de Alberto Sampaio.
Os cortes dos trajes respeitam a moda barroca do século XVIII, com “rendas e aplicações, bordados em oiro e a adição de jóias magníficas, testemunhas do período do oiro do Brasil”, refere o site da Capital Europeia da Cultura.
No centro da mostra estão “as três principais figuras do presépio: o Menino, deitado no seu berço; a Virgem, coroada Rainha de Portugal; e São José, segurando uma açucena, símbolo da elegância, da graça e da pureza”.
Esta “coleção única”, composta por vestes bordadas por princesas e infantas de Portugal, pertence à Real Irmandade de Nossa Senhora da Consolação e do Senhor dos Santos Passos, assinala a página do Museu de Alberto Sampaio.
Os visitantes podem também apreciar a coroa da Virgem Maria, doada pelo rei D. João V, e o resplendor de São José, oferecido pelo filho do monarca.

Sem comentários:

Enviar um comentário