Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Rei de Espanha defende reforço da integração e da cooperação


A posição de Juan Carlos é apresentada num vídeo de boas vindas do monarca colocada na página na internet da XXII Cimeira Ibero-Americana, que decorre nos próximos dias 16 e 17 em Cádis, sul de Espanha.
Na mensagem em vídeo, Juan Carlos recorda que a cimeira ocorre num momento de “importantes transformações para os países ibero-americanos, como resultado do seu dinamismo económico, do seu aprofundamento democrático e dos avanços na integração regional”.
Espanha, como anfitriã do encontro, pretende por isso que a cimeira de Cádis sirva para dar um “impulso renovado às cimeiras e reforçar as relações” entre todos os países desta comunidade.
O monarca espanhol refere-se igualmente à Constituição de 1812, conhecida como “La Pepa”, a primeira Constituição espanhola e um documento que impulsionou as independências na América Latina.
Cádis, que foi “berço do moderno constitucionalismo espanhol e dos valores democráticos alargados na américa latina” será recordada por ter acolhido as reuniões de deputados dos dois continentes que ali, há 200 anos, assinaram o texto.
“Esses deputados estão representados na cimeira que realizamos estes dias porque o seu espírito e ideais, continuam vigentes connosco, guiando a noção de quem hoje exerce as responsabilidades de governar esta grande comunidade de 600 milhões de pessoas”, afirma o rei.
“Queremos que de Cádis saíamos mais unidos como comunidade, melhorando os mecanismos de diálogo entre nós e aumentando a integração e a cooperação entre os nossos Governo”, disse.
O Presidente da República, Cavaco Silva, e o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, lideram a delegação portuguesa que participa na reunião de Cádis e onde estão confirmadas, para já, as ausências dos chefes de Estado de Argentina, Cuba, Guatemala e Venezuela.
A conferência Ibero-Americana de chefes de Estado e de Governo é uma reunião anual dos líderes dos países da Ibero-América: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Chile, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, República Dominicana, Uruguai e Venezuela (todos desde 1991), e Andorra (desde 2004).
Os objetivos da conferência são a promoção da cooperação e o desenvolvimento entre os países ibero-americanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário