Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Visita do Vereador carioca Paulo Pinheiro a Braga (VI) - Encontrou-se com D. Jorge Ortiga


Arcebispo de Braga recebeu comitiva no Paço Arquiepiscopal
Igreja de Braga pode contar com apoio do Rio de Janeirona Jornada da Juventude
A Câmara Municipal do Rio de Janeiro disponibiliza-se a receber uma delegação da Arquidiocese de Braga durante a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio 2013) e a «ajudar no que for possível» para a plena vivência dos portugueses neste evento da Igreja Católica.
A garantia foi deixada ontem pelo vereador brasileiro Paulo Pinheiro, numa visita de cortesia a D. Jorge Ortiga, no Paço Arquiepiscopal.
O vereador da Câmara do Rio de Janeiro veio a Braga entregar ao Município o acordo de geminação entre as duas cidades, já aprovado e assinado pelo prefeito do Rio, para ser votado pelo executivo bracarense, a fim de se dar início à irmanação.
Paulo Pinheiro aproveitou esta deslocação à capital minhota, de dois dias, para se encontrar também com dirigentes associativos, empresários do setor da construção civil, dirigentes partidários e com representantes da Universidade do Minho.
No encontro com o Arcebispo de Braga, o autarca brasileiro expressou o desejo de que a Igreja bracarense possa participar no intercâmbio entre as duas cidades, sobretudo no campo cultural.
«No próximo ano vamos ter a Jornada Mundial da Juventude e esperamos que uma delegação daqui vá a esse grande evento. Estamos disponíveis a receber-vos e a ajudar no que for possível», prometeu.
Vincando a importância dos intercâmbios e parcerias entre portugueses e brasileiros, incluindo no campo religioso, o autarca disse que seria uma «grande honra» para o Município do Rio de Janeiro que jovens desta cidade pudessem vir a Portugal conhecer a história e as tradições minhotas.
«Nós temos uma pequena tradição, muito distante da tradição de Portugal, em relação às nossas igrejas e temos muito a aprender», reconheceu o vereador.
Depois de apontar a cidade de Braga como incontornável para quem visita Portugal, Paulo Pinheiro mostrou-se convicto de que o acordo de geminação irá ser aprovado pelo executivo bracarense. «No Rio de Janeiro já é uma lei, agora esperamos que a Câmara de Braga termine o seu trabalho, mas independentemente disso estamos à disposição de Braga para mantermos um intercâmbio, incluindo na área religiosa que é muito importante», acrescentou.
O Arcebispo de Braga disse ter recebido com prazer o vereador do Rio de Janeiro, referindo que «tudo o que possa vir a beneficiar o povo é sempre bem vindo».
Quanto à JMJ Rio 2013, D. Jorge Ortiga deu conta ao vereador das dificuldades sentidas pelo jovens portugueses, particularmente por causa do preço das viagens para o Brasil, um problema que, disse, «poderá vir a ser resolvido se as agências de viagens se convencerem que a juventude merece uma atenção particular». «Facilitar a viagem é garantir o futuro de alguns jovens», considerou.
Neste encontro, o prelado bracarense fez uma breve caraterização do Minho, destacando as suas potencialidades a nível turístico, relacionadas com o património, a paisagem e a gastronomia.
A comitiva integrava, entre outras pessoas, o deputado da Assembleia Municipal de Braga Manuel Beninger (PPM), que está a acompanhar de perto o processo de geminação.
Jornal "Diário do Minho" de 21 de Novembro, pág. 5

Sem comentários:

Enviar um comentário