Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Finalmente a Lei das Sesmarias do Sec XXI


Paralelamente à criação do Banco de Terras vai haver  Benefícios fiscais para terrenos agrícola que voluntariamente lá sejam entregues.
Infelizmente tal só vai acontecer após o término do cadastro dos 11 milhões de prédios rústicos existentes no nosso País, processo que sabemos emperrado a norte do Rio Mondego...
Por curiosidade transcrevo, a Lei de D. Fernando já com 637 anos, que inclui a "pérola" da versão á data do nosso Rendimento Social Único.
Porque será que o ÓBVIO demora tanto tempo a acontecer?

"D. Fernando, pela graça de Deus Rei de Portugal e do Algarve. Considerando que por todas as partes de nossos reinos há falta de alimentos, de trigo e de cevada, de quais ante todas as Terras e Províncias eram muito abastadas (...) estabelecemos e mandamos que todos os que têm herdades sejam obrigados a lavrá-las e a semeá-las; e se não o puderem fazer as dêem a um lavrador que as lavre e semeie de modo que as herdades que sejam para dar pão sejam todas lavradas e aproveitadas e semeadas de trigo ou cevada ou milho.
Mais ordeno que todos os homens ou mulheres que andem vagueando e pedindo e não tenham mester (...) sejam obrigados a servir em algum ofício. (...) Mando ainda que todos os vadios sejam presos e obrigados pela justiça a servir na lavoura ou em outros mesteres."
D. Fernando, 1375

Paulo Correia Alves
PPM Porto

1 comentário:

  1. o pior não é os 11 milhões de prédios rústicos.. muitos deles já se multiplicaram em vários outros só que não estão registados.. ainda mais vai demorar..

    ResponderEliminar