Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 2 de dezembro de 2012

PORTUGUESES FESTEJARAM A DATA EVOCATIVA DA RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL EM 1 DE DEZEMBRO DE 1640


Os festejos em Lisboa da data evocativa da Restauração da Independência de Portugal em 1 de Dezembro de 1640 contaram este ano com grande adesão popular. De todo o país aluíram bandas filarmónicas e, por toda a parte viam-se pessoas empunhando bandeirinhas portuguesas da época da primeira dinastia, da Restauração e da República.
À semelhança dos anos anteriores, as cerimónias foram organizadas pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e contaram com a participação de D. Duarte de Bragança em representação da Casa Real Portuguesa, de representações dos diversos ramos das Forças Armadas e de numerosas individualidades e associações patrióticas. Porém, a novidade consistiu na transformação de comemorações que antes se encontravam praticamente vedadas à maioria dos cidadãos numa verdadeira festa popular. O receio da irremediável perda de soberania está indubitavelmente a fazer ressurgir entre os portugueses o seu apego à Pátria e à Liberdade.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Dr. António Costa, garantiu que a capital do país continuará a celebrar o dia da Restauração da Independência, lembrando que também em 1640 “muitos consideravam inevitável a perda da independência” e de direitos. “Entre 1580 e 1640, também muitos consideravam inevitável a perda da independência da pátria. Chamavam a isso uma realidade a que não se podia fugir e chamavam irrealistas àqueles que não a aceitavam”, afirmou o autarca.
1Dezembro2012 112
1Dezembro2012 120
1Dezembro2012 108
1Dezembro2012 114

Sem comentários:

Enviar um comentário