Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

4 ANOS A JOGAR À SUECA


Tiago Mesquita escreveu hoje uma crónica corrosiva no Expresso. Segundo o Tiago, tudo em Portugal aumentou menos a vergonha na cara do governo. É verdade!
Em Braga também sucede algo parecido. Aumentaram os impostos camarários, as tarifas da Agere, os passes da TUB, as rendas da Bragahabit, o endividamento do município, etc.
E aumentou, sobretudo, a distintíssima LATA do presidente da Câmara, como se pode ver estampado nas primeiras páginas de alguns jornais nas bancas.
A lei da limitação dos mandatos na política não deveria ser apenas observada do ponto de vista da obrigação legal. Deveria ser também uma espécie de moratória para os nossos políticos, para estes tomarem consciência da necessidade de não permanecerem eternamente agarrados ao poder. Não é possível exercer o poder anos a fio, mesmo que legitimado por votos, ficando imune aos malefícios deste para o ser humano: autocracia, autoritarismo, narcisismo, prepotência; e outras expressões negativas antagónicas às directivas do exercício das funções públicas em ambiente democrático.
O poder em excesso ou exercido por longos períodos corrompe e em casos extremos provoca dependência. Infelizmente, existem vários exemplos flagrantes a atestar que o poder é um vício.
O presidente da câmara de Braga é também um homem de vícios: sueca, charuto, futebol, poder, poder e mais poder...
Qual a outra razão que o levaria a admitir candidatar-se a nova eleição dentro de quatro anos, que não o vício do poder? Que teria ele a acrescentar a esta cidade que não o pudesse já ter feito nestas últimas décadas?
Há dias falávamos do Chico, um apoiante indefectível deste presidente. Hoje o Chico estará feliz ao saber que o presidente vai passar os próximos quatro anos numa espécie de licença sabática, batendo cartas na mesa da sueca, expelindo bafaradas dum puro como se fosse uma locomotiva a vapor. E em 2017 estará de volta à reconquista do "trono".
O Chico continua desempregado e sem perspectivas de deixar de estar. Mas hoje brinda feliz, com um Martini bebido de "penalti", ao regresso do senhor presidente. Quatro anos passam depressa, como o diabo esfrega um olho. Se depender do Chico, dentro de quatro anos tudo volta a ser como dantes.
Quantos "chicos" haverá mais em Braga dispostos a carregar com este "latão"?
"Mesquita admite voltar à Câmara dentro de quatro anos"
JN de 4 de janeiro 2013

1 comentário:

  1. eu para mim deveria ser proibido para sempre alguém voltar se recandidatar ao fim de 3 mandatos.. seja em que cargo fosse.. porque isto não estamos no tempo dos faraós e do sustento á custa do povo..

    ResponderEliminar