Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 13 de janeiro de 2013

Confraria Gastronómica da Panela ao Lume


Em Abril de 1986 o jornal "O Comércio do Porto" criou uma secção gastronómica na qual fazia a publicação de crónicas dominicais com a designação de "Panela ao Lume".
Em Novembro desse mesmo ano, um grupo de leitores reuniu-se no restaurante Martins em Vila Verde e lançou a ideia da constituição de uma associação formal com a mesma designação. A "formalização", embora sem registo notarial, aconteceu em 1 de Dezembro de 1986, tendo sido estabelecido o propósito de, a partir desta data, se realizarem regularmente "reuniões e outros actos gastronómicos".
Durante cinco anos esta associação, formalmente designada por Amigos da Panela ao Lume, realizou, almoços, jantares, passeios e conferências de índole Gastronómica, de que foram sendo dada conta no já referido jornal "O Comércio do Porto".
Estava assim constituída aquela que é considerada a mais antiga Associação Gastronómica da segunda metade do século XX, excepção feita, naturalmente, à Associação Portuguesa de Gastronomia.
É objectivo fundamental a investigação, estudo, divulgação e defesa do Património Gastronómico Português e de toda a Gastronomia.
A Confraria procura difundir indicações de interesse gastronómico: receituário, análise histórica de receitas e dietas, receituários e roteiros de restaurantes, fomentar e/ou participar em Colóquios, Congressos e outras reuniões de carácter cultural no âmbito da Gastronomia. Nesse sentido realiza almoços temáticos: bacalhau, cabrito, lampreia, papas de sarrabulho, antecedidos sempre de um acto cultural alusivo ao prato ou à região onde o evento tiver lugar.

Mordomo Mor da Confraria Gastronómica da Panela ao Lume: Dr. Gonçalo dos Reis Torgal (esq.)

Sem comentários:

Enviar um comentário