Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Restos mortais do último rei da Jugoslávia repatriados para a Sérvia


Os restos mortais do último rei da Jugoslávia, Pedro II Karadjordjevic, que morreu nos Estados Unidos na década de 1970, foram hoje repatriados para a Sérvia, anunciaram hoje as autoridades sérvias.
Na passada quinta-feira, o corpo do monarca foi exumado de um túmulo localizado num mosteiro sérvio ortodoxo em Libertyville (Illinois, Estados Unidos).
Os restos mortais chegaram hoje ao aeroporto de Belgrado, onde eram aguardados pelo filho do monarca, Alexandre Karadjordjevic, e pelo primeiro-ministro sérvio, Ivica Dacic.
O corpo de Pedro II Karadjordjevic foi depois transportado para a igreja Santo André, no palácio real dos Karadjordjevic, na capital sérvia, onde o patriarca ortodoxo Irinej presidiu uma cerimónia religiosa.
Os restos mortais do último rei da Jugoslávia vão permanecer nesta igreja até à celebração das cerimónias fúnebres, realizadas provavelmente na primavera, segundo o comité responsável pelo processo de repatriamento, que ainda não avançou uma data concreta.
O corpo do monarca será enterrado no mausoléu da família real da Sérvia, localizado em Oplenac (centro), indicaram as autoridades sérvias.
Em fevereiro de 2012, Alexandre Karadjordjevic pediu às autoridades de Belgrado para permitirem o repatriamento dos restos mortais do seu pai.
Pedro II Karadjordjevic, que assumiu o trono a 21 de março de 1941, foi o terceiro e o último rei da Jugoslávia.
Logo após a invasão da Jugoslávia pelo exército alemão, durante a Segundo Guerra Mundial, Pedro II foi obrigado a fugir do país.
O monarca, que era afilhado do rei George V de Inglaterra, passou os anos do conflito mundial no território britânico, viajando depois para os Estados Unidos, onde morreu em 1970 aos 47 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário