Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Um coração solitário, não é um coração! por Carlos Aguiar Gomes


Dr. Carlos Aguiar Gomes, presidente da Associação Famílias
Alteza Real, Senhor Duarte de Bragança,
Reverendíssimo Senhor Vigário-Geral da Arquidiocese de Braga,
Minhas Senhoras e meus Senhores:

Um coração solitário, não é um coração!
Há anos escrevi um artigo com este título e esta ideia. De facto, se cada Pessoa não se sente comprometidamente solidária com os outros que, em cada tempo, percorrem o mesmo caminho, será uma Pessoa solitária. E o seu coração será um coração solitário. Sem Amor. E podemos viver sem Amor? Não! O Homem, cada um de nós é feito para o Amor e para amar e ser amado. Sentir o outro com o coração, símbolo do Amor. Este é um sentimento tão elevado, tão profundo e tão radicalmente comprometido, que Deus se define, precisamente, como o Amor, como nos refere S. João:”Deus caritas est” ou seja, Deus é amor. Amor e Caridade são uma e a mesma coisa. O Amor é o cúmulo da perfeição da solidariedade.
Estamos, hoje e aqui, para manifestarmos a nossa solidariedade para com uma instituição, a Associação Famílias, que nasceu e vive para servir, no Amor, pela solidariedade, as grandes e inegociáveis causas da Vida e da Família, numa preferência, não exclusiva mas prioritária para com os mais pobres, desprotegidos e excluídos entre os mais pobres, desprotegidos e excluídos.
Este evento é presidido por Sua Alteza Real, o Senhor Dom Duarte, Duque de Bragança, herdeiro de figuras que marcaram o nosso percurso como nação no serviço aos pobres e desprotegidos. Recordo a Rainha Santa Isabel, o Santo Condestável, a fundadora das Misericórdias, a grande Rainha Dona Leonor ou a Madrinha de Vossa Alteza Real, a Rainha Senhora Dona Amélia. Tem sentido, pois, esta presidência. E em Vossa Alteza Real, digno herdeiro dos que, com o povo, fizeram esta pátria, vemos um Homem de causas em que os valores inegociáveis são prioridades. Bem haja, Alteza Real.
Senhor Dom Deão do Cabido Primacial, peço-lhe se digne transmitir a Sua Excelência Reverendíssima, o Senhor Arcebispo Primaz, no momento em que uma instituição com sede na Arquidiocese de Braga, vai ser objecto da generosidade solidária dos presentes que pode continuar a contar com a Associação Famílias para o serviço às grandes causas que já referi.
Devo, por imperativo de gratidão, referir o quanto a Associação Famílias, que aqui represento, está agradecida ao Senhor Eng. Manuel Beninger e sua Mulher. Sem o seu entusiasmo e apoio não teria a instituição que represento sido beneficiada com o vosso contributo. Bem haja!
Para todos, minhas Senhoras e meus Senhores, vai o preito da gratidão profunda da Associação Famílias que, graças à vossa generosidade, vai poder melhorar a qualidade dos nossos serviços que os nossos utentes merecem.
Para todos vai um MUITO OBRIGADO! 
(Dr. Carlos Aguiar Gomes, presidente da Associação Famílias)

Sem comentários:

Enviar um comentário