Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Duques de Barcelos e Guimarães repousam no Panteão dos Reis da dinastia de Bragança no Mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa

O Minho é o berço da nacionalidade e da monarquia portuguesa. No Panteão dos Reis existente no Mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa, repousam os restos mortais dos últimos reis de Portugal.
Para além do título de Duques de Bragança, os membros da Família Real Portuguesa ostentam entre outros os títulos de duques de Barcelos e Guimarães e de condes de Barcelos e Neiva.
O Panteão dos reis da Dinastia de Bragança foi criado em 1885, por iniciativa do Rei D. Fernando II, que mandou transferir para este espaço que foi refeitório dos cónegos, os túmulos que antes se encontravam numa pequena dependência junto à capela-mor da igreja.
Alguns monarcas não se encontram ali sepultados. São eles D. Maria I que jaz na Basílica da Estrela, D. Pedro IV que foi transladado para o Brasil e D. Maria Pia que se encontra no Panteão dos Sabóias, em Turim.
 
Sobre os túmulos estão colocadas as coroas reais que simbolizam os seus reinados.A Pátria chora os seus mártires junto dos túmulos do Rei D. Carlos e do Príncipe D. Luís Filipe, assassinados no atentado republicano de 1908.Um aspeto do panteão dos reis da Dinastia de Bragança, no Mosteiro de S. Vicente de Fora, em Lisboa.
Túmulo em mármore de D. João IV.
Túmulo de D. Manuel II, último Rei de Portugal.
Túmulo de D. Amélia, Rainha no Trono, na Caridade e na Dor.
Um aspeto do altar existente no Panteão dos reis da Dinastia de Bragança.

Sem comentários:

Enviar um comentário