Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 2 de fevereiro de 2013

PPM/Açores vai interpelar Governo Regional sobre estratégia para o mar


“Queremos que a região elabore um documento estratégico que descreva pormenorizadamente as ações a desenvolver no futuro, de forma a dar um conteúdo prático à exploração do mar dos Açores”, frisou, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, acrescentando que é preciso também “definir com o Estado os respetivos âmbitos de atuação e de jurisdição”.
Para o deputado monárquico, a região não ganha nada com uma “disputa permanente” com o Governo da República, pelo que deve promover um “diálogo sério”, assente na “defesa do interesse nacional e dos Açores”.
Na mesma sessão plenária, Paulo Estêvão vai apresentar também um projeto de resolução que defende a elaboração de um Atlas do Património Imaterial dos Açores, à semelhança do que têm feito outras regiões, como as Canárias ou a Andaluzia.
“O enorme potencial que resulta da associação entre turismo e património cultural é algo absolutamente evidente”, frisou, defendendo um inventário do património imaterial existente nos Açores.
Segundo o deputado, esse inventário está previsto na convenção da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura para a salvaguarda do Património Cultural Imaterial, que Portugal ratificou, em 2008, mas a região poderia antecipar-se através de meios próprios da Direção Regional da Cultura e de contratos-programa com entidades subsidiadas e com a Universidade dos Açores.

Sem comentários:

Enviar um comentário