Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 30 de abril de 2013

Holanda muda de monarca


Depois de 33 anos à frente do reino, a rainha Beatriz abdica a favor do filho mais velho, o príncipe Williem.
O príncipe Willem-Alexander, de 46 anos, tornar-se-á hoje o rei mais novo da Europa ao suceder à mãe a rainha Beatriz.
Ao fim de 33 anos à frente dos destinos da Holanda, Beatriz abdica a favor do filho mais velho, que a subir ao trono faz da plebeia argentina Máxima Zorreguieta rainha.
"Estou convicta que o futuro do país deve estar nas mãos de uma nova geração", disse Beatriz.
O jornal inglês "Telegraph" descreve Williem como uma figura "imensamente popular, graças à personalidade da mulher". O ainda príncipe tem uma vida, aparentemente, normal com a mulher e as três filhas, sendo vistos várias vezes a fazer passeios de bicicleta. 
Se atualmente é o casamento com Máxima um dos motivos para a sua popularidade, quando há 11 anos casaram, os holandeses não aprovaram a união. A economista de 41 anos é filha de um antigo governante do ditador argentino Jorge Rafael Videla, fato que fez com que os pais da noiva não estivessem presentes na boda. Contudo, a princesa parece ter conquistado a aprovação do país.
Esta é a primeira vez em 120 anos que a Holanda terá um rei. Antes de Beatriz, governaram o país Emma (rainha regente de 1890 a 1898), Wilhelmina (1898 a 1948) e Juliana (1948 a 1980).
O reinado de Williem será uma interrupção nesta tradição, já que o príncipe teve três filhas, sendo provável que uma delas lhe suceda.

Sem comentários:

Enviar um comentário