Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 8 de maio de 2013

25 Anos, Prisão Perpétua e Pena de Morte

Exma. Senhora Ministra da Justiça 
Ass: 25 Anos, Prisão Perpétua e Pena de Morte 

Não me sai da cabeça o jovem estudante de 24 anos, assassinado no passado fim de semana aqui  no Porto num assalto frustrado  às bilheteiras da Queima das Fitas, com dois tiros intencionalmente disparados por um dos assaltantes.  
Impossível consolar os Pais, Familiares e Amigos, mas há uma coisa que TODOS podemos e devemos fazer, muito particularmente a  Senhora Ministra da Justiça:
É forçoso refletirmos sobre se  as penas atualmente previstas  no nosso Código Penal  para estes atos de violência extrema e gratuita estão ajustadas aos crimes praticados.
Em Portugal 25 Anos é a nossa Pena Máxima, não existindo a Prisão Perpétua e como sabemos fomos nós o primeiro País da Europa em 1852 a abolir a Pena de Morte.
Isto quer dizer que quando o autor dos disparos for capturado julgado e condenado, vai ter uma pena máxima a cumprir de 25 anos de prisão e ao que parece se portar bem, ao fim de 7 anos de clausura (será mesmo?) virá cá para fora refazer a sua vida. 
Impossível valorizar quanto vale uma vida, mas parece-me fácil de aceitar que a vida deste estudante morto estupidamente, vale seguramente dez vezes mais do que a vida de quem praticou tal ato sem atenuantes, pelo que …  a Pena de Morte é a pena justa e adequada! 
Bem sei,  que o Artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que subscrevo,  diz:
“Todo o individuo tem direito á vida, á liberdade e á segurança pessoal”  
... mas a pergunta que quero deixar para reflexão de TODOS e muito particularmente a Vossa Excelência Senhora Ministra da Justiça, é muito simples:
Será Homem ou Animal um individuo que mata outro, aparentemente porque terá ficado aborrecido por não haver dinheiro na dita bilheteira? 
Será Homem ou Animal o Norueguês que matou premeditadamente 77 jovens?
Será Homem ou Animal o Indiano que violou repetidamente durante dois dias uma menina de 5 anos que acabou por morrer? 
Serão Homens ou pior que Animais Irracionais? 
Inequivocamente  Animais Irracionais, logo não estão abrangidos pelo artigo 3 da Declaração Universal dos Direitos do Homem, o Marlon Correia de 24 anos, os 77 jovens Noruegueses e a menina Indiana de 5 anos e tantos e tantos outros, que estupidamente são mortos de forma selvagem, estes sim é que deviam estar abrangidos pelo Artigo 3 da DURH!  
Concluo que não existindo no nosso Código Penal penas adequadas aos diferentes tipos de crimes praticados, não cumprindo por isso qualquer efeito dissuasor sobre os  potenciais criminosos, torna nos  A TODOS co responsáveis pela ocorrência destes atos, pelo que sugeria fortemente que quem tem o poder de alterar o que está mal que o faça com a ponderação necessária mas por favor que o faça URGENTEMENTE.  
  
Umas últimas palavras sobre a recente greve dos guardas prisionais, particularmente sobre as declarações que ouvi de um recluso que se queixava do desconforto que tal greve estava a representar para ele e todos os outros, nomeadamente a impossibilidade de poder passear no pátio, ter que ficar o dia todo na cela e não poder tomar o seu banho de água quente... 
Para quando um Sistema Prisional, em que os reclusos tenham que trabalhar / produzir para pagarem a sua própria estadia, angariarem verbas para a sua futura integração na sociedade e essencialmente para ganharem hábitos de trabalho e melhorarem a sua auto estima, condições essências para a sua plena reabilitação?

Obrigado 

Melhores cumprimentos 
Paulo Corte Real Correia Alves 


-----------------
Convido-o a gostar da página: https://www.facebook.com/PPM.Braga GOSTO / "Like".

Ficará assim actualizado sobre as nossas notícias
Obrigado e bem haja

3 comentários:

  1. Comentar uma uma injustiça hedionda como esta, não é fácil, por que não há palavras capazes de amortecer a dor e penalizar duramente a violência humana,que envolvem uma infâmia destas.

    Presentemente, assiste-se quase diáriamente a crimes que envolvem suicídios, homicídios, infanticídios e outros em alvos mais vulneráveis, cujo conhecimento da Justiça é bem evidente, mas pouco ou nada faz para para os colmatar, impondo uma verdadeira reorganização e actualização do código penal, que, face ao elevado aumento de criminalidade, deveria já ter sido feito, tendo em atenção as penitências, que deveriam ser muito mais duras para estes crimes, com a inclusão da prisão prepéctua e solitária.

    Quanto ao Sistema Prisional, estou de acordo com um sistema contributivo, pecuniário ou em trabalho, com vista a uma "reinserção" futura.

    Temos um Ministério da Justiça carente de vontade de se debruçar sobre esta matéria e até outras, voltado para outras vertentes e outros crimes sem fim à vista, cobertos pelo sistema e pela morosidade de conveniência até que sejam prescritos.

    É a Justiça que temos!

    Até quando?


    Edite Cecília Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Peço a correcção no meu texto do anterior comentário na palavra perpétua, e que esta substitua a que foi escrita erradamente "prepéctua".

    Obrigado.

    Edite Cecília Rodrigues.

    (Escrito sem o novo AO)

    ResponderEliminar
  3. MARIA LIDIA BARBOSA15 de maio de 2013 às 17:10

    COMO MÃE DE MARLON, MORRO DE DESGOSTO SE ESSES CRIMINAIS SAIREN LIBRES AOS 7 ANOS
    "virá cá para fora refazer a sua vida"
    MAS O MEU FILHO COM UM FUTURO BRILHANTE NINGUEM O TRÁS DE VOLTA!
    Exma. Senhora Ministra da Justiça, PONHA-SE NO MEU LUGAR E DIGA-ME QUE FARIA.

    ResponderEliminar