Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

segunda-feira, 27 de maio de 2013

PORTUGUESES CONQUISTARAM CEUTA HÁ 600 ANOS


No próximo dia 21 de agosto, passam precisamente 600 anos sobre a data da tomada de Ceuta. A expedição foi comandada pessoalmente pelo próprio rei D. João I que se fez acompanhar dos seus filhos, os príncipes D. Duarte, D. Pedro e D. Henrique.
O cargo de governador da praça de Ceuta foi então atribuído a D. Pedro de Meneses, neto de D. João Afonso Telo de Meneses que foi o primeiro Conde de Ourém. Conta-se que, tendo-se apresentado ao soberano com um pau a que chamavam de “aleo” que era então usado no “jogo da choca”, um jogo bastante popular semelhante ao hóquei no qual uma pedra fazia as vezes da bola. E, tendo D. João I lhe perguntado se era suficientemente forte para tomar o cargo de governador de Ceuta assegurando a sua defesa, lhe terá respondido: “Senhor, este pau basta-me para defender Ceuta de todos os seus inimigos”.
A título de curiosidade, a cidade de Vila Real de que D. Pedro de Meneses veio a ser feito Conde, ostenta no seu brasão a palavra “Aleu”, tendo a mesma origem numa lenda que descreve uma situação algo semelhante à descrita, também ocorrida com o rei D. João I.
Em 1640, Ceuta não aclamou o rei D. João IV, tendo a partir de 1645 ficado sob soberania espanhola, a qual foi em 1668 reconhecida através do Tratado de Lisboa que colocou fim à guerra da Restauração. Não obstante, decidiu manter os símbolos portugueses, concretamente a bandeira gironada de oito peças de negro e prata, semelhante à da cidade de Lisboa de onde partiu a esquadra que tomou Ceuta e, ao centro, as armas do Reino de Portugal usadas à época.

Sem comentários:

Enviar um comentário