Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 3 de maio de 2013

“Somos Barcelos”, uma Aliança Democrática à escala local


Jornal de Barcelos de 2 de Maio, pág. 3

PPM entra na coligação PSD/CDS mas não revela os seus candidatos

Afinal, havia outro. O PPM é o novo parceiro do PSD e do CDS na candidatura à Câmara de Barcelos. “Somos Barcelos” é o nome desta coligação que recria a AD (Aliança Democrática) à escala local. O PPM terá candidatos nas listas para a Câmara e para a Assembleia Municipal mas não foram divulgados nomes. Nem, sequer, dos dirigentes concelhios. Quem representou o partido na assinatura do acordo de coligação, segunda-feira, foi o dirigente distrital, Manuel Beninger.
“Apoiar a candidatura do dr. Domingos Araújo é um imperativo moral”, disse o dirigente do PPM, acrescentando que “com esta coligação abre-se a porta a muitas outras individualidades independentes e de outros quadrantes políticos, sociais e económicos.” A união em torno de um projecto político agregador e capaz de mobilizar a sociedade civil para operar uma mudança estrutural em Barcelos é o grande argumento. O centrista António Ribeiro falou da crescente adesão a este projecto político de “muitas pessoas que nunca votaram em qualquer um destes partidos. Será difícil parar esta onda que cresce diariamente.” Domingos Araújo foi pela mesma linha ao dizer que a “candidatura pretende unir os partidos que a ela se queiram juntar”.
Só declarações de princípio justificam a inclusão de um partido menos que residual (238 votos – 0,3% - nas autárquicas de 2009), sem qualquer actividade política fora dos períodos eleitorais, quando aparece para logo desaparecer e não voltar a ser visto até à eleição seguinte. Aliás, é sintomático o facto de ter sido um dirigente distrital a dar a cara pela coligação. Questionado pelo JB, Beninger respondeu: “estão dirigentes concelhios do PPM nesta sala”, mas a ser assim mantiveram-se anónimos entre os centristas e sociais-democratas que assistiram à assinatura do acordo. Essa falta de ligação ao terreno não é admitida nem encarada como um problema porque “o PPM é um partido, acima de tudo, “AD-ista” e foi um dos quatro que governaram Portugal” no tempo da coligação liderado por Francisco Sá Carneiro. Foi o próprio Domingos Araújo quem veio acrescentar que “a pessoa que vai integrar a lista em representação do PPM é um barcelense de gema, com provas dadas na sociedade civil, que tem absoluto conhecimento do seu concelho e que fará uma boa representação do PPM na Assembleia Municipal”. Quem é? “Não me compete a mim dizer, neste momento”, respondeu. Temos, então, uma AD à escala local? “Não vemos mal nenhum que se apelide esta coligação como uma nova AD concelhia, temos todo o orgulho nisso”, disse o líder social-democrata.

Sem comentários:

Enviar um comentário