Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Português solidário condecorado pela rainha Isabel II

Lino Pires, de 81 anos, recebeu, das mãos da monarca inglesa, a medalha do império britânico pelos serviços prestados à comunidade. A condecoração, que aconteceu na última quinta-feira, 6 de junho, tornou este filantropo, que vive em Inglaterra há 60 anos, no primeiro português a receber tal distinção.
«Num país com dezenas de milhões de pessoas, é muito difícil ser nomeado para esta condecoração, atribuída todos os anos a pessoas que ajudam a sua comunidade e as suas instituições», disse, em declarações ao jornal Mundo Português.
Lino Pires é conhecido pela realização de muitas ações de solidariedade na sua comunidade, Priors Hardwick. A primeira ação solidária aconteceu quando comprou um estabelecimento comercial. «Abri o restaurante num domingo à noite e toda a receita foi para a igreja», afirmou. No total, reuniu 12 mil libras que serviram para a pintura do templo.
O português contribuiu também para outras instituições como a NSPCC, que combate os maus tratos infantis, a Motor Neurone Disease Association, que trabalha junto dos portadores de doenças nouro-motoras e a Cruz Vermelha Britânica. Instituições que foram beneficiadas em cerca de 100 mil libras.
A ação que captou maior atenção, e que terá estado na origem da distinção pela monarquia britânica, foi a doação de 260 mil libras ao Royal Marsden Hospital, em Surrey. «Esta é uma medalha importante em Inglaterra. Recebi já mais de duas mil cartas e cartões de clientes e amigos a parabenizar-me e a dizer que merecia a atribuição», destacou.

Sem comentários:

Enviar um comentário