Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 20 de julho de 2013

PPM lidera movimento que juntará PND e o Portugal Pró-Vida em Guimarães


PS mantém distância de direita em disputa à Câmara de Guimarães

Movimento juntará PPM, PND e Portugal Pró-Vida em Guimarães

No mês que clarificou as candidaturas à Câmara de Guimarães, pouco mudou no eleitorado: só o BE subiu, mas sem incomodar. O PS lidera e a direita, da coligação PSD-CDS, terá de contar com novo concorrente.
A festa de formalização da candidatura da coligação "Juntos por Guimarães" (PSD-CDS), liderada por André Coelho Lima, à Câmara de Guimarães, na noite de 24 de junho, foi grande, e terá deixado exultantes os mil prosélitos presentes no S. Mamede. É certo que averbou mais 0,8% de preferências, mas tal entusiasmo não parece, todavia, ter contaminado o eleitorado vimaranense, que se manteve fiel às escolhas já manifestadas na sondagem publicada pelo JN em maio, que dava 33% dos votos à coligação.
Assim, a candidatura do PS, liderada por Domingos Bragança, embora descendo ligeiramente (1,4%), mantém larga dianteira, com 49,6% das intenções de voto. A excessiva discrição de Bragança foi compensada com a apresentação do trunfo maior do PS: o ex-presidente da Câmara, António Magalhães, a cumprir o derradeiro mandato e cuja mitificação pelos indígenas já começou, é candidato à Assembleia Municipal. Sem conseguir descolar, "Juntos por Guimarães" está confrontada com fatores negativos que não controla, como o desgaste suscitado pelas dissonâncias públicas do Governo suportado pelos partidos matriciais da coligação vimaranense. Além disso, o seu espaço natural será disputado pelo movimento de direita liderado pelo PPM, e que conta com o PND e o Portugal Pró-Vida. A candidatura, já acordada e em vias de formalização, poderá cativar a direita desiludida com os partidos governamentais.

Sem comentários:

Enviar um comentário