Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Rei Alberto da Bélgica abdica do trono

A Bélgica vai ter um novo rei, o príncipe Philippe. Depois de alguma especulação na imprensa belga, o site da Casa Real publicou o discurso do rei Alberto, que foi transmitido pelas principais estações de rádio e televisão do país. Aos 80 anos, e depois de quase 20 anos no trono, o monarca anuncia, assim, que o seu reinado chegará ao fim no próximo dia 21 de julho.

Leia o discurso de abdicação do rei Alberto:
“Senhoras e senhores,
É com emoção que me dirijo hoje a cada um de vós.
Tenho 80 anos, uma idade nunca atingida pelos meus antecessores no exercício das suas funções.
Constato que a minha idade e a minha saúde já não me permitem exercer a minha função como quereria.
Seria faltar aos meus deveres e à opinião que tenho sobre a função real se quisesse permanecer no trono a todo o custo, mesmo sabendo que não tenho capacidades para assumir completamente o meu papel.
É uma questão de respeito para com as instituições e para convosco, caros concidadãos.
Depois de 20 anos de reinado, creio que é o momento de passar o testemunho à geração seguinte.
Constato que o príncipe Philippe está bem preparado para me suceder. A princesa Mathilde e ele têm toda a minha confiança.
Ao longo dos anos, nomeadamente no que respeita a questões económicas no estrangeiro, o príncipe Philippe mostrou quão importantes são para si as suas responsabilidades para com o país.
E, acima de tudo, com o tempo eu aprendi que o nosso país pode contar com um contributo extraordinário, o vosso caros concidadãos!
Com uma população tão rica em talentos, diversidade, energia e generosidade, o futuro do nosso país está em boas mãos!
É portanto com serenidade e confiança que vos informo da minha intenção de abdicar no dia 21 de julho de 2013, dia da festa nacional, a favor do príncipe herdeiro, o meu filho Philippe.
Senhoras e Senhores,
Durante o meu reinado, uma profunda convicção guiou o meu desempenho.
O papel do rei dos belgas e o seu dever é colocar-se ao serviço da democracia e dos seus concidadãos, os únicos detentores da soberania.
Como tal, a instituição real tem de evoluir com o tempo.
Como é costume, ainda me dirigirei a todos vós no próximo dia 20 de julho e participarei com a rainha e os novos reis nas cerimónias de dia 21 de julho.
Quero, desde já, dizer-vos que foi uma honra dedicar uma grande parte da minha vida ao nosso país e à sua população.
A rainha Paola e eu nunca esqueceremos os momentos que partilhámos com a população durante os últimos 20 anos.
Agradecemos pela confiança que depositaram em nós, pelos vossos gestos de simpatia e de apoio, mesmo que por vezes nos criticassem. Saibam, no entanto, que sempre nos sentimos muito acarinhados.
Guardamos no nosso coração lembranças de muitos encontros em momentos felizes, mas também aqueles em que fomos postos à prova.
Claro que o fim do meu reinado não significa que os nossos caminhos se separam. Pelo contrário!”.
Alberto da Bélgica foi coroado rei a 9 de agosto de 1993, tendo sucedido ao irmão, o rei Balduíno, que morreu a 31 de julho do mesmo ano, na sequência de um ataque cardíaco.

Sem comentários:

Enviar um comentário