Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 11 de janeiro de 2014

Adere-Minho quer certificar viola braguesa e cavaquinho


A VIOLA BRAGUESA E O CAVAQUINHO, construídos artesanalmente em Braga, são dois dos novos produtos que a Adere-Minho pretende certificar.
Aos cinco produtos artesanais do Minho que já certifica, a Adere-Minho (Associação para o Desenvolvimento Regional do Minho) pretende este ano juntar pelo menos mais dois: a viola braguesa e o cavaquinho, instrumentos musicais referenciados a Braga.
Para dar início ao processo de certificação destes dois instrumentos, a Adere-Minho está a avançar com os respectivos estudos.
Em comunicado, a Adere-Minho revela que estão em cursos alguns processos de certificação, onde se integram os referidos instrumentos, podendo alguns desses processos ficar concluídos no decorrer do primeiro semestre deste ano.
“Continuaremos a certificar para dignificar o que é nosso, na salvaguarda dos artesãos, das unidades produtivas e da nossa cultura”, afirma Teresa Costa, directora geral da Adere-Minho.
Refira-se que a Adere-Minho é, desde 2002, o único Organismo de Certificação que certifica produtos artesanais tais como os tão conhecidos lenços dos namorados, a olaria de Barcelos, o típico figurado barcelense, o tradicional bordado de Guimarães e o muito regional bordado de Viana do Castelo.
Os lenços dos namorados são claramente um dos produtos mais típicos do Minho e, até ao final de 2013, a Adere-Minho tinha já certificado 4500 exemplares.
“Atingimos a marca importante de 4500 lenços certificados. A certificação tem provado ser uma mais-valia para o produto”, afirma Teresa Costa, realçando que “o consumidor é cada vez mais atento, solicitando o seu certificado no acto da compra, e para o artesão ou unidade produtiva é cada vez mais notório que está num patamar superior, pois percebe claramente que o seu produto sai valorizado e diferenciado no mercado”.

Sem comentários:

Enviar um comentário