Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sábado, 18 de janeiro de 2014

Animação e Jantar de Reis enchem hoje cidade de Braga



Jornal Diário do Minho, de 18 de Janeiro, pág. 3
O Jantar de Reis anima hoje a cidade de Braga com múltiplas iniciativas culturais, de animação e de degustação, que prometem apresentar aquilo que Braga tem de melhor e valorizar a cultura e a história portuguesa.

A iniciativa, organizada pela Associação Comercial de Braga, pela Associação Industrial do Minho, pela Arquidiocese de Braga e pela Confraria do Sameiro, tem no jantar propriamente dito, que decorre às 20h00, na Colunata do Bom Jesus, «um momento alto de solidariedade» para com a recuperação do telhado da Basílica do Sameiro.

Esta é já a quinta edição de um acontecimento que tem recuperado esta tradição em Braga, mas que este ano alarga a sua presença na cidade, com uma tarde de intensa animação, em que vão participar dezenas de grupos e instituições da cidade. O Jantar de Reis de Braga contará, entre outros, com a presença de D. Jorge Ortiga, de D. Duarte e de Dona Isabel de Bragança e do edil Ricardo Rio.

A iniciativa terá a participação de diversas Con frarias com a mostra e degustação dos seus produtos, de artesãos locais que mostrarão ao vivo a sua forma de fazer arte e de empresas de produtos regionais, que apresentarão o que de melhor têm para oferecer. A animação musical irá contar, entre outros, com a participação do Grupo Gonçalo Sampaio, do Orfeão de Braga, do Sons da Suévia com um Grupo de Gaiteiros, de grupo de percussão da ARCUM, Universidade do Minho, de Zés-Pereiras de Barcelinhos, dos Cabeçudos da Associação Ida e Volta de Braga, da Banda do Galo de Barcelos e da Orquestra Sinfonieta de Braga.

O programa oficial abre com “Saberes com História”, no Museu dos Biscainhos (14h30), segue com a ação “Tradição com Criatividade” no GNRation (15h00), passa pela Brasileira para um momento musical, seguindo para o “Saberes e Sabores de Braga” e “Mercado da Saudade” na Casa dos Crivos (15h30).

A tarde de Reis inclui O também um momento musical junto à igreja de São João do Souto (15h45), seguindo a animação para o Largo D. João Peculiar (16h00), de onde desce para o Tesouro-Museu da Sé, onde será apresenta da a mostra “Braga Tradicionalmente Moderna”, com a degustação de produtos tradicionais reinventados e mais um momento musical.

À noite, o evento central na Colunata do Bom Jesus, terá vários momentos musicais a partir das 19h15, estando prevista a receção aos convidados com a atuação do Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião e do Orfeão de Braga. Segue-se o jantar propriamente dito (20h00), em que além do fado do grupo Alma de Coimbra e de um quarteto da Escola Superior de Música de Aveiro, cantam Zé Perdigão e o bracarense Hugo Torres.

Sem comentários:

Enviar um comentário