Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

O novo mapa de Portugal que vai estar pendurado nas escolas

Este é o mapa novo de Portugal que vai estar pendurado nas escolas portuguesas com a nova realidade territorial de Portugal.
O novo mapa "Portugal é Mar", uma carta que representa a realidade territorial do país e que permitirá aos jovens compreenderem que Portugal "é enorme" e que o "Portugal mar" tem "enormes potencialidades".
-----------------
Convido-o a gostar da página:https://www.facebook.com/PPM.Braga GOSTO / "Like".

Ficará assim actualizado sobre as nossas notícias
Obrigado e bem haja

1 comentário:

  1. Apresentado dessa forma, este mapa induz as pessoas em erro ao sugerir que toda a área delimitada é território português. Na realidade, as águas territoriais portuguesas não vão além das 12 milhas a partir da linha de costa. A Zona Económica Exclusiva (ZEE) que aparece delimitada na carta não constitui área territorial mas apenas uma zona marítima que se encontra sob jurisdição portuguesa para efeitos de exploração dos recursos marinhos e que pode ir até às 200 milhas. Com a assinatura do Tratado de Lisboa, a ZEE passou a ficar sob jurisdição da União Europeia...
    Finalmente, a área de maior dimensão corresponde à proposta apresentada por Portugal junto da ONU com vista ao estabelecimento de uma Plataforma Continental que pode ir até às 350 milhas. Esta área não se destina sequer à exploração de recursos marinhos nem tão pouco a área territorial mas tão somente à pesquisa e exploração da camada sólida que se encontra sob a massa líquida. Por outras palavras, uma forma das grandes potências industrializadas obterem os recursos energéticos de que necessita, à semelhança do que no passado se verificou em relação sobretudo a África com vista à obtenção de matérias primas, dando origem ao colonialismo.
    Afinal de contas, o que se pretende ao apresentar este mapa como "mapa novo de Portugal"?

    ResponderEliminar