Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Português, 3ª língua da Europa teve exposição em Bruxelas

Decorreu em Bruxelas uma exposição sobre o "Potencial Económico da Língua Portuguesa". O português é a terceira língua europeia com mais falantes 'maternos'.
No século XV, com o início dos Descobrimentos, o português foi a primeira língua da globalização, falada por um milhão de pessoas que viviam [quase] todas no espaço hoje conhecido por Portugal continental. Atualmente o português é falado por 250 milhões de pessoas e, para além do inglês, é a única língua falada em países dos cinco continentes.
Aproveitar e rentabilizar esta imensa mais valia que pode ser gerada pelo "Potencial Económico da Língua Portuguesa" foi o grande objetivo da exposição que o Instituto Camões e uma equipa de investigadores do ISCTE coordenada por Luís Reto [responsável pela elaboração do livro homónimo desta exposição], inauguram hoje em Bruxelas no edifício do Parlamento Europeu.

Projeção sobre as línguas europeias mais faladas no mundo em 2050: português é a 3ª muito à frente do francês, russo e alemão


Em 2050 vamos ser 350 milhões de falantes 

Esta exposição foi uma oportunidade para "mostrar no meio das instituições comunitárias que o português é uma das quatro línguas europeias de expressão mundial", disse ao Expresso, Mário Filipe, do Instituto Camões.
De acordo com os dados da equipa do ISCTE, atualmente existem 254,54 milhões de "falantes nativos" de português, o que equivale às populações dos oito países de língua oficial portuguesa: Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste.
Usam o português como língua materna ou oficial 3,66% da população mundial, o que significa que 3,85% do PIB mundial, é 'produzido' em português.

Em 2050, dentro de 35 anos, 350 milhões de pessoas vão usar o português como idioma materno, e tudo indica que continuará a ser a terceira língua europeia mais falada no mundo, depois do inglês e do espanhol.

Sem comentários:

Enviar um comentário