Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 23 de fevereiro de 2014

“Raríssima pistola" que o rei francês Luís XV deu a D. João V vai a leilão

Uma “raríssima pistola do mestre Le Hollandois”, que pertenceu ao Rei D. João V, vai a leilão na próxima semana, em Lisboa, com uma base de licitação entre os 50 mil e os 80 mil euros, anunciou hoje a leiloeira Veritas.
A pistola, manufaturada no Louvre, em França, no ano de 1727, foi uma oferta do Rei Luís XV de França ao soberano português, e vai à praça no dia 26, na segunda sessão do leilão.
A pistola, com as armas reais de Portugal, é um dos 564 lotes que compõem o catálogo do leilão de antiguidades, obras de arte, pratas e joias, que se realiza em Lisboa, na Veritas, nos próximos dias 25 e 26.
A pistola de cano em ferro facetado junto à culatra, com embutidos a ouro e monograma estilizado de Le Hollandois, armeiro exclusivo da Casa Real francesa, foi oferecida ao monarca português depois do fogo que, em 1736, destruiu a Tenência, oficinas da Fundição de Baixo, em Lisboa, ao Campo de Santa Clara, que produzia armamento.
Esta pistola, que, segundo a leiloeira, irá “atrair a atenção de colecionadores e curiosos da História e Cultura Militar em Portugal”, tem fecho lateral de pederneira com gravados vegetalistas e mascarões em relevo, sendo o fundo dourado.
Segundo a descrição da leiloeira, a arma que foi de D. João V, tem uma coronha em madeira com entalhados vegetalistas, concheados e flores de Liz, guarnições em prata profusamente gravada e dourada com motivos vegetalistas, mascarões e troféus de armas, vareta em madeira com sacaprojéteis na parte posterior.
Lusa

-----------------
Convido-o a gostar da página: https://www.facebook.com/PPM.Braga GOSTO / "Like".


Ficará assim actualizado sobre as nossas notícias
Obrigado e bem haja

1 comentário:

  1. Salvo erro, estive com essa pistola na minha mão, e que pertencia à colecção de um amigo meu, já falecido, Filipe Vaz.

    ResponderEliminar