Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

quinta-feira, 5 de junho de 2014

D. Duarte defende que Juan Carlos deixa trono por motivos de saúde

S.A.R D. Duarte Duque de Bragança defende que Filipe de Bourbon tem as qualidades necessárias para desempenhar bem o papel de Rei de Espanha. Em defesa do vizinho, o Duque de Bragança lembro que a saúde de Juan Carlos está muito debilitada e que a abdicação é um procedimento comum entre a monarquia europeia.
D. Duarte Pio de Bragança considerou que a decisão de Juan Carlos em abdicar do trono se deveu a problemas de saúde.
“Basta ver as fotografias dele, os problemas de saúde, a dificuldade em deslocar-se”, afirmou o pretendente ao trono português, em declarações à Lusa.
O monarca português deu ainda os exemplos do rei da Bélgica, a rainha da Holanda e o próprio Papa, que também abdicaram quando as condições de saúde já não lhes permitiam cumprir as suas missões.
Relativamente à monarquia, D. Duarte acredita que esta permite que a transição da chefia de Estado seja feita de uma maneira tranquila e sem lutas políticas.
“Juan Carlos evitou os conflitos que, por exemplo, tivemos em Portugal na transição para a democracia – que foi extremamente violenta, com grande destruição da economia, com milhares de mortos nos países que são hoje da CPLP, verdadeiros genocídios com a independência", referiu.
Finalmente, em relação ao herdeiro, Duarte Pio de Bragança considera que o príncipe Felipe tem melhores condições para exercer a liderança, já que “teve uma preparação técnica e profissional para a sua missão [que foi] notável e tem um relacionamento pessoal com as elites políticas, culturais e militares espanholas que certamente o ajudarão na sua missão”.
Fonte: Impala
---------------------------
O O Herdeiro ao Trono Português falou com a Renascença desde Estocolmo. O Herdeiro ao Trono de Portugal, Dom Duarte Pio de Bragança, acredita que a sucessão real em Espanha acabará por unir o país.
Em declarações à Renascença, feitas a partir de Estocolmo, Dom Duarte aponta o exemplo da Catalunha. Os contactos que mantém com a região permitem-lhe afirmar que as autoridades autonómicas vêem em Filipe o que não vêem em Juan Carlos: “Tenho ouvido dirigentes políticos catalães, quase todos, a dizer que gostam mais do príncipe Filipe do que do Rei, porque ele compreende melhor a situação. Há muitos catalães que querem a independência, mas querem-no mantendo a Monarquia mantendo o Rei da Catalunha, um pouco como a Rainha de Inglaterra é Rainha da Escócia e do Canadá".
Para o Herdeiro dos Bragança, a sucessão "pode ajudar a manter a unidade da Espanha, visto que as antipatias que pode haver nalgumas regiões em relação ao Rei não têm razão de ser em relação ao príncipe Filipe”.
É convicção generalizada que a sucessão não afectará os laços de Espanha com Portugal, mas a verdade é que, com a saída de cena de Juan Carlos, um amigo de Portugal, fica um Filipe VI com poucas afinidades com o nosso país.
“Há, de facto, uma ligação muito íntima do rei Juan Carlos com muitos portugueses e com o povo português, em geral. O príncipe Filipe não tem essa intimidade com Portugal, embora tenha vindo cá bastantes vezes e tenha tentado, até, ficar a conhecer o povo português. De algum modo, o rei Juan Carlos é um conhecedor mais profundo de Portugal do que o Príncipe Filipe”, explica Dom Duarte.
(...)
Fonte: Renascença

Sem comentários:

Enviar um comentário