Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

domingo, 13 de julho de 2014

A entrega da Cruz da Teologia do Corpo ao Papa Francisco

No passado dia 18 de Junho, quarta-feira, na praça de São Pedro em Roma, o Santo Padre, o Papa Francisco, recebeu a oferta da Cruz da Teologia do Corpo, feita por uma delegação portuguesa, presidida pelo Padre Miguel Jorge Pereira, presidente da Associação Cultural Amor e Responsabilidade, a qual é responsável pelo estudo e divulgação da Teologia do Corpo em Portugal.
Desta delegação portuguesa constavam, entre outros, SS. AA. RR. D. Duarte de Bragança e D. Isabel Heredia, Duques de Bragança; a Dr.ª Isilda Pegado, Presidente da Federação Portuguesa pela Vida; a DrªMaria José Vilaça, Presidente da Associação de Psicólogos Católicos; o Dr. Paulo Freire Moreira e a SrªD. Ana Luisa Veiga de Macedo, representantes da Missão Mãos Erguidas; a Enfermeira Vanessa Machado, coordenadora do FertilityCare™ em Portugal; o Dr.José Veiga de Macedo, representante da Fundação A Junção do Bem e o artista Carlos Oliveira, autor da Cruz da Teologia do Corpo ("Ut Christus Ecclesiam Amavit").
A Cruz "Ut Christus Ecclesiam Amavit”, da autoria do Atelier Carlos Oliveira e da co-autoria do Padre Miguel Pereira, foi criada para o IV Simpósio Internacional da Teologia do Corpo, que teve lugar em Fátima, de 13 a 16 de Junho de 2013. Esta obra tem como base as catequeses da Teologia do Corpo de São João Paulo II e a Cruz da Unidade do movimento de Schonstatt, e pretende refletir o mistério da família, a partir do mistério do amor de Cristo pela sua Igreja.
A delegação assistiu à audiência geral e alguns dos seus membros puderam cumprimentar o Santo Padre (Duques de Bragança, Padre Miguel Pereira, Dr.ª Maria José Vilaça e Carlos Oliveira). Nesse momento, o Padre Miguel Pereira teve a oportunidade de oferecer ao Santo Padre a tradução portuguesa das catequeses sobre a teologia do corpo, cuja edição da ele coordenou, e ainda um conjunto de mensagens enviadas por vários portugueses através do site: www.teologiadocorpo.org. A Dr.ª Maria José Vilaça ofereceu o livro “Os Homens e as Mulheres são do Éden”, da Diel, cuja edição é da sua responsabilidade e o Artista Carlos Oliveira também ofereceu uma réplica da Cruz original que o Santo Padre teve oportunidade de receber no final da audiência.
Esta delegação foi ainda muito gentilmente recebida pelo Senhor Cardeal Saraiva Martins, logo após a Audiência Geral, celebrou a Santa Missa na Igreja de Santo António dos Portugueses, presidida pelo Padre Miguel Jorge Pereira e cuja intenção foi Portugal, a defesa da vida e da família e ainda a divulgação da teologia do corpo de São João Paulo II. O Senhor Embaixador António Almeida Ribeiro e a Embaixatriz Isabel Almeida Ribeiro acolheram esta delegação na Embaixada Portuguesa Junto da Santa Sé num jantar onde o artista Carlos Oliveira e o Padre Miguel tiveram a oportunidade de falar acerca da obra oferecida e de esclarecer os presentes sobre o seu conteúdo teológico.
Na quinta-feira, dia 19, a delegação ainda teve a oportunidade de celebrar a Santa Missa no altar dos Padroeiros da Europa, na Basílica de São Pedro e de visitar os túmulos de São Pedro e do seu amado sucessor São João Paulo II.
No próximo dia 20 de Julho será celebrada Missa de ação de graças por este acontecimento, na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, às 11h00. Esta missa será transmitida pela TVI.

Sem comentários:

Enviar um comentário