Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

terça-feira, 1 de julho de 2014

Aclamada geminação da cidade dos arcebispos com o Rio de Janeiro

A origem do processo remonta a Junho de 2010, mas só agora, quatro anos depois, é que está em vias de se concretizar. A Assembleia Municipal de Braga aprovou por unanimidade e aclamação, na sessão da passada sexta-feira, a proposta de geminação da cidade de Braga com o Rio de Janeiro.
Manuel Beninger, deputado municipal eleito pelo PPM e principal impulsionador desta geminação, recordou na Assembleia Municipal o historial de um processo que - deu a entender - só não se efectivou anteriormente por falta de vontade política. Visivelmente satisfeito, Beninger destacou o empenho e a importância do papel desenvolvido pelo vereador Paulo Pinheiro, da Prefeitura do Rio de Janeiro, neste processo, recordando que o político brasileiro esteve por duas vezes em Braga, suportando os custos da deslocação, para diligenciar no sentido de concretizar esta amizade entre Braga e aquela que é conhecida por “cidade maravilhosa”.
O deputado do PPM sugeriu mesmo à Assembleia Municipal que a Paulo Pinheiro deve ser condecorado com a “chave de honra da cidade de Braga”.
Pelo grupo municipal do PSD, João Granja, evidenciou que é preciso reconhecer o trabalho e o mérito de Manuel Beninger por conseguir para Braga uma geminação com uma cidade como o Rio de Janeiro.
Lembrou que a União Europeia tem programas para apoiar iniciativas desta natureza e mencionou um rol de proveitos que Braga pode colher deste tipo de parcerias, a diversos níveis, nomeadamente culturais, económicos e turísticos. “Concretizar uma geminação com o Rio de Janeiro é de grande simbolismo e de grande importância”, vincou João Granja, que sugeriu que está na hora de Braga “fazer uma arrumação” para se saber exactamente que geminações, parcerias e outras relações é que a cidade mantém com outras localidades. Sobre a condecoração a Paulo Pinheiro, considerou que é prematuro avançar já com a homenagem. “Primeiro é preciso passar à prática com a geminação”, justificou.

Jornal “Correio do Minho

Sem comentários:

Enviar um comentário