Mudar o regime Servir Portugal

Manuel Beninger

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Sou iraquiano!

Sim, sou iraquiano. Pelo meu Baptismo que me tornei irmão de todos os baptizados. Também dos cristãos iraquianos. Dos perseguidos, sobretudo. E hoje, dos cristãos iraquianos.
Neste momento histórico, de verdadeiro genocídio, de limpeza étnica, sinto-me profundamente agredido. Violentado até à medula. Por isso, não me posso calar e ficar indiferente, nem posso compreender os silêncios dos políticos e dos cristãos portugueses. Queria usar o “ nun”, a letra árabe que é a inicial de nazarenos ( cristãos em árabe), na testa, tal como são marcadas as casas dos cristãos do Iraque para serem saqueadas ou como os judeus eram obrigados a usar pelos nazis e que o Rei da Dinamarca usou em público como sinal da maior e mais profunda solidariedade face à perseguição dos judeus.
Sim, não me posso calar. Como poderia silenciar mais este crime contra a humanidade? Como calar-me quando o silêncio cúmplice dos meus concidadãos me ensurdece?
E posso, podemos, fazer tanto perante tamanha afronta à dignidade destes nossos  irmãos na Fé! Quem não pode, ao menos ,e sobretudo, rezar? Quem não pode convidar a sua comunidade a rezar?
Uma Igreja que não sofre com os seus irmãos perseguidos denota a profundíssima crise em que mergulhou. É este o retrato da minha Igreja. Ou de parte significativa dela. Não vale a pena perder tempo a encontrar desculpas para esta indiferença silenciosa. E criminosa. O nosso silêncio é parceiro dos bandidos fanáticos que matam ou espoliam os cristãos do Iraque. Ou doutro país qualquer.
Igreja, de que sou “ pedra viva”, como estás a responder ao apelo que em Braga, há já uns anos, nos lançou o Patriarca dos Caldeus, Mons. Luís Rafael Sako: “ Não se esqueçam de nós! Somos vossos irmãos!”?
Sim, hoje e há meses, que sou iraquiano. Cristão iraquiano.
Carlos Aguiar Gomes

c.a.aguiar.gomes@gmail.com 

Sem comentários:

Enviar um comentário